EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7804
Tipo: Artigo
Título: CAUSAS DE ÓBITOS NEONATAIS – NÃO CONGÊNITAS- OCORRIDOS EM MARINGÁ-PR
Autor(es): PEREIRA, Simone Santana
VICTOR, Ana Cleide Soares
Resumo: As mortes neonatais são aquelas que ocorrem a partir do nascimento até o vigésimo oitavo dia de vida, e tem-se apresentado como uma crescente preocupação para a saúde pública no Brasil desde os anos 90 onde passou a ser o principal componente da mortalidade infantil. Apesar do número de óbitos neonatais ter sofrido uma redução substancial, tem se mantido estabilizado em níveis elevados. Essas mortes podem nos indicar a qualidade da assistência de saúde dispensada à gestante e ao recém nascido, uma vez que essa assistência influenciará os futuros eventos neonatais. O objetivo do presente estudo foi identificar os números e as causas de óbitos neonatais por causa não congênita, ocorridos no ano de 2004 na cidade de Maringá-Paraná. Para a coleta de dados, foram utilizadas declarações de óbito fornecidas pelo setor de Epidemiologia deste município. Resultados: o número de óbitos por causa não congênita neste período foi de 23, as causas predominaram: Septicemia 26%, Descolamento Prematuro de Membrana 13%, Choque Cardiogênico 13%, Doenças de Membrana Hialina 13%,Broncoaspiração 9%, Insuficiência Respiratória por Anóxia Neonatal 2%, Complicações Maternas – DHEG 13% e causa desconhecida 4%. Os resultados deste estudo sugerem que à assistência adequada à gestante no período pré-natal é fator determinante que pode subsidiar melhoria na atuação da equipe multiprofissional nas atividades educativas relativas ao incentivo e orientação para a realização do pré-natal, visando prevenir complicações no período pré e pós-parto no binômio mãe e filho.
Palavras-chave: Mortalidade
Causas
Neonatal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7804
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simone_Santana_Pereira.pdf11.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.