EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7785
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DO MECANISMO DE FOULING EM VINHO E CERVEJA
Autor(es): INNOCENTI, Thiago Delboni
OLIVEIRA, Ricardo Cardoso
ALVES, João Adriano
BARROS, Sueli Teresa Davantel de
MENDES, Elisabete Scolin
Resumo: Bebidas fermentadas como vinho e cerveja devem apresentar a melhor limpidez possível para serem comercializadas. Para tanto, são submetidas a processos de filtração industriais realizados por meio de filtros diversos que utilizam terra diatomácea, mineral de origem fóssil, como meio filtrante. Em substituição às alternativas clássicas de clarificação de bebidas, a filtração por membranas está emergindo como uma tecnologia promissora para este propósito pois elimina os resíduos gerados pelo método convencional além de combinar clarificação, estabilização e esterilização em uma operação contínua de filtração. O fenômeno do fouling está relacionado com o decréscimo do fluxo de permeado com o tempo e é um fator crítico em muitos processos de separação por membranas sendo ainda um dos principais fatores que limitam sua aplicação. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar o mecanismo de fouling apresentado na clarificação de vinho branco e cerveja usando uma membrana cerâmica com diâmetro médio de poro de 0,01 micrômetros para o vinho e uma membrana de polissulfona de fibra oca com peso molecular de corte de 100KDa para a cerveja. As pressões de trabalho foram de 0,5; 1,0; 1,5; e 2,0 bar. A temperatura foi mantida em aproximadamente 5oC para a cerveja e em 20oC para o vinho. Em todos os ensaios, trabalhou-se com velocidade tangencial máxima e em atmosfera inerte de nitrogênio. A identificação do mecanismo de fouling foi realizada por meio da estimação de parâmetros para os modelos de decaimento de fluxo de permeado. Os resultados indicam a ocorrência de bloqueio completo de poros na ultrafiltração do vinho e a predominância dos modelos de bloqueios externos de poros no processamento da cerveja.
Palavras-chave: Utrafiltração
Mecanismos de fouling
Bebidas fermentadas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7785
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thiago_delboni_innocenti.pdf11.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.