EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7784
Tipo: Artigo
Título: A INTERNET VOLTADA AOS DEFICIENTES VISUAIS
Autor(es): OLIVEIRA, Thiago Benedito Mendes Moreira de
IRIYODA, Luciane dos Santos
ROMERO, Adriana Costa
MEDEIROS, Monize Mirella
Resumo: Na atualidade, cada vez mais as páginas da web apresentam grandes avanços, porém o mesmo não é encontrado para o deficiente visual. Uma página de web voltada a esse tipo de deficiência, transforma totalmente a vida do portador, pois ele poderá ter acesso ao mesmo número de informações que outros internautas têm, podendo estabelecer contatos, trocar informações, além de encontrar uma forma diferente de lazer disponíveis na Internet. O objetivo deste projeto é apresentar uma ferramenta que possa permitir a navegação na web com qualidade e simplicidade, promovendo a produção de um navegador que torne possível reproduzir e transmitir o som de todo conteúdo das páginas da web. Para que isso ocorra é fundamental o emprego da acessibilidade, pois uma página da web voltada a este público tem que ser confeccionada através de um browser (navegador) adaptado para que todo seu conteúdo seja exposto através de áudio. A criação de uma Internet para portadores de necessidades especiais firma-se no conceito de equipamentos, softwares e conteúdo apresentado sem complicações. Pôr em prática esse tipo de apoio ao deficiente visual em nosso país é um tanto quanto “frágil”, devido à privação de navegadores adequados, do modo como às páginas são manipuladas criando um poderoso obstáculo e também incapacitando o uso pelo mesmo. O ensaio será desenvolvido para aperfeiçoar a navegação nas páginas da Internet implementando e submetendo a testes a facilidade de tratamento do conteúdo e proporcionando maneiras diferentes para se examinar informações não acessíveis, fixando o símbolo de acessibilidade nas páginas da web. Na continuação deste ensaio, espera-se chegar a um objetivo mais considerável, que é a propagação de propostas e informações de páginas acessíveis aos portadores em questão, estimulando web designers, instituições e empresas a difundir seus conhecimentos em dimensões que torne possível ao deficiente visual estudar, comunicar-se e divertir-se sem distinção de um indivíduo sem a deficiência. O ato de se reconhecer a voz tornou-se mais útil do que se esperava, pois pode ir além dos interesses comerciais e revolucionar em ambientes de pesquisa para que as informações cheguem a todas as pessoas. A relação entre homem e máquina tende a se transformar a mais agradável possível, na proporção em que a tecnologia progride. O estudo em questão consentirá que o conteúdo da web seja acessível a todas as pessoas, com deficiência ou não.
Palavras-chave: Internet
Deficientes visuais
Acessibilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7784
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thiago_benedito_mendes_moreira_de_souza.pdf12.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.