EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7778
Tipo: Artigo
Título: AS MÚLTIPLAS INTELIGENCIAS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
Autor(es): PARADISO, Silvio Ruiz
BASSO, Rosangela
Resumo: As teorias das inteligências multiplas postuladas por Gardner (1985) tem ocasionado mudanças no ensino. Gardner afirma que existem oito diferentes inteligências tais como: i) inteligência linguística; ii) inteligência matemática; iii) inteligência cinestética, iv) inteligência espacial, v) interpessoal, vi) intrapessoal vii) musical e viii) naturalista. Gardner afirma que é possivel direcionar estratégias, metodologias, espaços e jogos para estimular e desenvolver as competências específicas dos alunos levando-os assim a uma maior motivação e a um ensino mais efetivo Desta forma, novos paradigmas sobre o processo ensino- aprendizagem tem surgido principalmente no que tange metodologia de ensino e procedimentos em sala de aula. Além das teorias de Gardner outras teorias como do ensino- aprendizagem (Skehan, P. 1993) , aprendizagem de uma língua estrangeira (Krashen, 1987, 1988, 1991), motivação (Gardner, R. C. 1982; Gardner, R.C., & Lambert, W.E. 1972) foram estudadas. Material didático, jogos também foram analisados para a criação das atividades. Este trabalho objetiva estudar, através da aplicação de atividades, segundo as teorias das inteligências múltiplas, a motivação e o desempenho dos alunos nas aulas de língua Inglesa nos ensinos Fundamental e Médio. Para a caracterização das inteligências nos alunos e professores foi aplicado um questionário, o qual visou elucidar que tipo de inteligência alunos e professores possuem. Com a análise dos dados obtida através desse questionário, procurou-se estabelecer relações existente entre as inteligências dos alunos e professores, e com o sucesso no aprendizado de língua estrangeira.
Palavras-chave: Múltiplas inteligências
Ensino da língua inglesa
Ludico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7778
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvio_Ruiz_Paradiso.pdf11.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.