EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7776
Tipo: Artigo
Título: PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A CONSCIÊNCIA DE PRESERVAÇÃO DA CIDADE DA LAPA - PR
Autor(es): MACHADO, Alissonbertão
ZANIRATO, Silvia Helena
Resumo: Esta pesquisa tem por preocupação abordar a problemáticas da preservação de bens culturais. Por bens culturais entendemos todos os bens que representam as fontes culturais de uma sociedade ou grupo social e podem ser tanto bens materiais como imateriais. Nesse sentido, os bens considerados patrimônio de uma coletividade são os objetos e estruturas herdados do passado associados a um valor histórico e a uma personalidade cultural e artística específicos. E é com o objetivo de entender mais detalhadamente essa problemática que tomo como referência a experiência de preservação da cidade da Lapa, no Leste do estado do Paraná, analisando a Política de Preservação do Patrimônio Histórico voltada para núcleos urbanos e tomando como referencial empírico as medidas aplicadas ao município, em concomitância com uma avaliação sobre a interferência dessas medidas na comunidade local. Para o estudo dos processos de tombamento dos bens do Município da Lapa serão pesquisados: o Livro de Ata do Conselho de Defesa do Patrimônio Paranaense; os processos acerca do tombamento no Município da Lapa; o acervo fotográfico da Curadoria do Patrimônio; os Livros de Ata do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico. Além dos livros de Ata serão analisados os quatro Livros do Tombo: I - Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; II – Livro do Tombo Histórico; III – Livro do Tombo das Belas-Artes; e IV – Livro do Tombo das Artes Aplicadas. Tendo em vista que o interesse pela defesa de estruturas arquitetônicas, paisagens e recursos naturais decorre sem dúvida do desejo de manter laços de identidade/pertencimento com o passado, deve-se considerar que em determinados casos eles chegam as gerações sucessivas como herança, contudo, ao mesmo tempo – se não principalmente – a sua persistência no tempo resulta de ações e interpretações que partem do presente em direção ao passado. Nesse sentido, a chamada “preservação” deve ser pensada como trabalho transformador e seletivo de reconstrução e destruição do passado, que é realizado no presente e nos termos do presente.
Palavras-chave: Patrimônio cultural
Bens culturais
Identidades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7776
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvia_Helena_Zanirato.pdf11.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.