EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7774
Tipo: Artigo
Título: PROJETO CONTADORES DE HISTÓRIAS
Autor(es): SILVEIRA, Silvana Sanches da
Resumo: Este projeto foi executado como exigência parcial do estágio curricular supervisionado de Língua Portuguesa do curso de Letras do Cesumar, cumprindo uma carga horária de 100 h/a. Foi aplicado para alunos de uma 6ª série do ensino fundamental, em uma escola da rede pública do município de Maringá. O trabalho teve como objetivo resgatar a importância da fantasia, de forma lúdica, no mundo infantil. Foram utilizadas técnicas de contagem de histórias, tendo como escritor principal, Monteiro Lobato. O projeto aconteceu em cinco encontros, com a duração de 2h/a cada. E observou-se, ao término do trabalho, que o projeto conseguiu despertar nos alunos o interesse pela leitura das obras literárias do autor. Os alunos viam os encontros como momento de refúgio da realidade que os cercava, tanto em família, como na vida escolar. A estagiária ateve-se especificamente à personagem Emília. Os alunos demonstraram interesse quanto à personagem, questionado a acadêmica sobre como poderiam manter contato com a boneca. Verificou-se que foi estabelecido um vínculo personagem-alunos, pelo fascínio que a personagem de Monteiro Lobato exerce sobre o público infantil. Como objetivado, deu-se início a um processo de formação de leitores, uma vez que foi observado que o número de empréstimos de livros na biblioteca da escola aumentou notoriamente. Este projeto é uma via de conscientização para os educadores, pois se faz necessário enriquecer metodologicamente as aulas, tornando tanto o ambiente escolar como a leitura algo prazeroso.
Palavras-chave: Projeto
Fantasia
Conscientização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7774
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvana_Sanches_da_Silveira.pdf11.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.