EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7767
Tipo: Artigo
Título: ESPECTADORES E TELEVISÃO: UMA RELAÇÃO MEDIADA POR MECANISMOS INCONSCIENTES
Autor(es): VALARINI, Sharlene Davantel
Resumo: Percebendo o quanto a televisão está presente na vida dos indivíduos, levanta-se que esse meio de comunicação é, na verdade, um modo de reprodução e de reflexo de situações e atitudes humanas presentes em nossa realidade. O indivíduo, ao se ver frente à TV, vê-se preso em amarras, que inconscientemente o dominam, e que estão enraizadas em seu modo de viver e de ver o mundo. Essas amarras fazem com que a televisão não seja vista somente como meio de exploração e de manipulação social, econômica ou política, mas também de exploração do individual. Partindo desses pressupostos, tem-se como objetivo desse trabalho perceber a ação consciente e/ou inconsciente de mecanismos de controle nas escolhas dos indivíduos, mecanismos estes que podem ser de ordem social ou psicológica. Para tanto, buscou-se definir os gostos e preferências de um grupo heterogêneo de telespectadores através de um questionário. Os resultados parciais demonstram que os programas televisivos favoritos são as novelas e os programas jornalísticos, principalmente entre as mulheres, já entre os programas que são mais rejeitados estão os programas esportivos. A identificação do público com personagens protagonistas também fez-se evidente, sendo que os quesitos utilizados, para se definir tal identificação, são as atitudes da personagem e a proximidade com o que o telespectador conhece e/ou gosta. Por unanimidade o critério de avaliação de um programa televisivo é o conteúdo. Dessa forma, percebe-se o quanto as influências do meio social podem estar por trás das escolhas dos indivíduos, que mediante uma ação consciente tendem a portar-se como seres mais éticos, corretos e modelares, enquanto inconscientemente acabam por assistir programas que satisfazem suas necessidades e desejos reais, que, muitas vezes, não são admitidos em pesquisas e questionamentos.
Palavras-chave: Televisão
Telespectador
Identificação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7767
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sharlene_Davantel_Valarini.pdf11.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.