EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7764
Tipo: Artigo
Título: RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): MOREIRA, Selma Alves
Resumo: Este trabalho apresenta os dados parciais resultantes do estágio supervisionado em Língua Portuguesa, abrangendo as atividades desenvolvidas no período de 09/06/2005 a 11/08/2005, num total de 28 horas-aula de observação-participação no ensino médio, em instituição de ensino previamente determinada pelo professor supervisor de estágio. Para o planejamento de 36 horas/aula, foi previamente consultada a professora titular da sala, que forneceu os diversos conteúdos a serem trabalhados. Após, realizou-se a regência, que ocupou um total de 10 horas/aula, elaborado e apresentado o relatório parcial e final, com dedicação de 24 horas/aula, totalizando assim 100 horas/aula de estágio no ensino médio. A regência foi desenvolvida com 40 alunos do 1º ano de uma escola pública, sendo que foram trabalhados temas como Trovadorismo, Humanismo, Classicismo e Literatura de Informação no Brasil. A metodologia utilizada em sala foram: aulas expositivas com textos literários, bem como telas que retratavam aspectos históricos da época, explicação, análise oral, execução de exercícios e produção de textos. As aulas visavam a aprimorar nos alunos o gosto pela literatura e também utilizar a linguagem culta padrão para o domínio da escrita. Os alunos demonstraram interesse pelas aulas, sendo que isso foi percebido durante as atividades desenvolvidas em sala e também na avaliação, onde obtiveram resultado acima da média, com aproveitamento em torno de 70%. Observou-se que as aulas de regência oportunizam a vivência de situações concretas dentro da sala de aula, podendo-se concluir, desta forma, que o processo de ensino-aprendizagem possibilita ao estagiário ter uma visão mais ampla do que seja a profissão de ensinar.
Palavras-chave: Relatório
Regência
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7764
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Selma_Alves_Modeira.pdf11.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.