EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7723
Tipo: Artigo
Título: A REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): LOPES, Rosemeire Aparecida
Resumo: Esta comunicação tem por objetivo apresentar uma breve análise da Regência do Ensino Médio, o qual faz parte da etapa do Estágio Supervisionado, sendo uma exigência da instituição: Centro de Ensino Superior de Maringá, para obtenção do título de Graduado em Letras. Este trabalho baseou-se em reflexões, debates vividos e práticas em salas de aula do Ensino Fundamental e Médio, de escolas da Rede Pública da cidade de Maringá. Os PCNs para o ensino da Língua Portuguesa nortearam este trabalho. Os dados foram coletados em uma sala de 3o ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública. Este trabalho consistiu em etapas. Primeiramente foram observadas as salas de aulas; a seguir foram realizadas a etapa do planejamento e a elaboração dos planos de aulas, para posteriores aplicações em sala de aula “real” e mine-aulas. As nine–aulas eram as apresentações dos estagiários de como seriam ministradas suas aulas e a metodologia. Nas nine-aulas a orientadora avaliava e discutia a metodologia, apontando e dando sugestões de como a aula poderia ser conduzida, caso houvesse necessidade de alguma alteração na mesma. Todas as etapas foram de suma importância para a realização da Regência. A observação e a Regência ocorreram no período da manhã. O planejamento foi elaborado juntamente com a orientadora de prática de ensino, que atendeu ao estagiário na sala do T-40 no período da tarde nos horários estipulados e caso fosse necessário, ela atendia também em outros horários. A Regência ocorreu de forma tranqüila e esperada, fazendo com que os objetivos traçados fossem alcançados. Terminando esta etapa os estagiários tiveram que realizar um dossiê dos trabalhos executados.
Palavras-chave: Regência
Planejamento
Observação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7723
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rosemeire_aparecida_lopes.pdf11.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.