EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7721
Tipo: Artigo
Título: AÇÕES REPRESSIVAS AOS IMIGRANTES JAPONESES DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - PENSANDO O CASO PARANAENSE
Autor(es): KIMURA, Rosangela
ENBROEK, Karin Hermana Neppel
Resumo: Esta comunicação se refere à pesquisa sobre a situação dos imigrantes japoneses, considerados “súditos do Eixo”, com a inserção do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Neste contexto pretende-se investigar um episódio em ocorrido no litoral paranaense em que toda comunidade nipônica foi retirada de suas casas por ordem de evacuação do Departamento de Ordem Política e Social, executada pelas Delegacias Regionais. Embora a evacuação de um pequeno grupo de japoneses da orla marítima paranaense seja um tema local, este episódio precisa ser pensado numa acepção mais global, posto que essas chamadas “relocações”, aconteceram em vários países sob a alegação de constituíam o “perigo amarelo”, pretende-se, desta maneira, visualizar a expulsão do litoral paranaense como fenômeno ocorrido simultaneamente em outros locais, tentando perceber interconexões entre essas ações. Embora a presença japonesa no Brasil, já tenha sido objeto de uma infinidade de obras contando a saga nipônica e de trabalhos de cunho sociológico centrados na questão da assimilação e integração desses imigrantes desde os primórdios da imigração até a consolidação do processo de “brasilização” o que teria ocorrido após a Segunda Guerra. Pouco se produziu sobre a história política dos japoneses. Este trabalho pretende tratar da situação dos japoneses na Segunda Guerra Mundial e sua relação com a polícia política do Estado Novo, neste contexto político-social é que precisam ser pensadas as ações repressivas aos nipônicos e tentar estabelecer comparações com ações semelhantes ocorridas em outros países que possam contribuir para elucidar o caso da evacuação ocorrida na orla marítima do Paraná. A pesquisa pretende revisar toda a bibliografia existente sobre a situação do imigrante japonês em questão, bem como a literatura de época que aborda a preocupação com o “perigo amarelo” e utiliza a documentação da polícia política do estado Novo disponível nos arquivos públicos, principalmente em Curitiba.
Palavras-chave: Japoneses
Avacuação
Segunda guerra
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7721
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rosangela_kimura.pdf11.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.