EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7718
Tipo: Artigo
Título: O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O IDOSO OBESO
Autor(es): BERALDI, Rosana
CONCI, Patrícia D ́Andréa Mangolin
OLIVEIRA, Neli Marques de
Resumo: O presente estudo bibliográfico tem como objetivo, levantar as causas e problemas ocasionados pela obesidade em idosos por ausência de exercício físico provocando diversos malefícios. A obesidade é considerada pela OMS como uma doença e esse excesso de massa adiposa implica em alguns riscos aos idosos. O problema relacionado ao excesso de peso é basicamente o resultado de um desequilíbrio entre calorias ingeridas e gastas. Dentre as causas mais comuns de obesidade encontra-se a vida sedentária, uma ingestão maior de calorias do que se gasta, pouca ingestão água, frutas e verduras, grande ingestão de massas, pães e cereais, grande ingestão de calorias extras, o costume por lambiscos e petiscos. O excesso de peso e obesidade implica alguns riscos ao idoso, como aumento do colesterol, intolerância à glicose, problemas cardiovasculares e respiratórios, tendência ao estado depressivo, dificuldade em mover-se e em deslocar-se, o ideal seria que o idoso mantivesse um equilíbrio entre esses dois fatores, ou seja, uma alimentação balanceada e exercício físico. Contudo concluímos que a obesidade já representa um problema de saúde pública em destaque no Brasil. Além do controle alimentar, deve-se participar de programas de exercícios de resistência, força e flexibilidade, de maneira que o profissional busque fazer um programa que alie exercício aeróbico com trabalho de musculação, na qual os objetivos serão atingidos em longo prazo. Deve-se incentivar os idosos a terem prazer nas atividades programadas para motivá-los a não desistir. O profissional de educação física pode prestar uma assistência impar no combate ao avanço da prevalência da obesidade, mas para isso é necessária uma reformulação de muitos conceitos e uma ação efetiva e integrada com outros setores da saúde.
Palavras-chave: Idoso
Obesidade
Profissional de educação física
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7718
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rosana_baraldi3.pdf11.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.