EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7717
Tipo: Artigo
Título: OBESIDADE INFANTIL
Autor(es): BERALDI, Rosana
CONCI, Patrícia D ́Andréa Mangolin
OLIVEIRA, Neli Marques de
Resumo: Este trabalho de cunho bibliográfico utilizou-se de leituras publicadas nos últimos sete anos, utilizando o termo “Obesidade Infantil” e abordando a importância da conscientização sobre a Obesidade na Infância, com o intuito de promover uma melhora na Educação Alimentar e na Prática de Atividade Física auxiliando o desenvolvimento desde a infância. Buscando incentivar os pais, a cuidarem desde cedo da alimentação das crianças, pois muitas crianças fofinhas na infância se tornaram adultos obesos, e a obesidade freqüentemente se inicia na infância. A prevalência da obesidade Infantil entre crianças brasileiras, está aumentando em um ritmo muito rápido comparável ao que se observou nos EUA. Segundo (BIANCARELLI, 2003), o mais preocupante é que crianças obesas, têm um risco maior de se tornarem adultos obesos. Pesquisas indicam aqui e fora do Brasil, que crianças estão engordando mais rapidamente que seus pais. No Brasil, estima-se que na população 6 a 10 anos existiam pelo menos 6,7 milhões de obesos, estão mantidas as taxas do último levantamento de 1997. Vários estudos revelam que o número de crianças acima do peso aumentou de 3% para 15% de 1975 a 1997, chegando a 6,5 milhões de crianças obesas, na época. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (2003), a incidência de obesidade infantil no Brasil cresceu 240% nos últimos 20 anos. Os problemas relacionados ao excesso de peso são variados e acometem crianças nos aspectos físicos, psicológicos e sociais. O sobrepeso e a obesidade variam de acordo com a idade, sexo, raça e as classes socioeconômicas no mundo ocidental e nos países em desenvolvimento. Está bem estabelecido que as doenças crônicas ocorrem mais freqüentemente entre crianças obesas do que crianças com gordura corporal normal. Devido uma má alimentação e falta de exercícios físicos na infância, podendo levar a obesidade quando adulto. Concluímos assim, que a prevenção é certamente a melhor solução para esse problema e Informar às crianças que bons hábitos alimentares desde a infância favorecem um bom desenvolvimento e uma vida saudável.
Palavras-chave: Conscientização
Obesidade infantil
Prática de atividade física
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7717
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rosana_baraldi2.pdf11.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.