EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7713
Tipo: Artigo
Título: EMPREENDEDORISMO E GESTÃO ADMINISTRATIVA EM FARMÁCIAS: UM GRANDE POTENCIAL A SER EXPLORADO NOS CURSOS DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
Autor(es): XAVIER, Rodrigo Navarro
ANDRADE, Rafael de Paula
Resumo: Estudos estatísticos registram altos índices de falência de farmácias antes de completarem os 5 primeiros anos de funcionamento. Este percentual é atribuído à grande carência de conhecimentos básicos na área de empreendedorismo e gestão administrativa, uma vez que a grande maioria dos cursos de Farmácia exploram os segmentos científicos e atenção farmacêutica . Frente às muitas dificuldades que o farmacêutico se depara ao montar seu próprio negócio ou em administrar o já existente, foi realizado o presente estudo na área de administração que constitui-se uma área pouco explorada no contexto de formação dos profissionais de farmácia, mas que muitas vezes faz toda a diferença. OBJETIVOS: O presente trabalho teve como objetivos mostrar e esclarecer aos acadêmicos e profissionais de farmácia a importância e a necessidade da aprendizagem de noções empreendedoras e administrativas, formando o perfil empreendedor destes profissionais. Também se objetivou investigar e alertar farmácias que já se firmaram no mercado sobre novas estratégias e sobre as mudanças constantes ao qual o mercado está exposto. METODOLOGIA: Após revisão bibliográfica, estudos e discussões em grupo sobre empreendedorismo, foi-se á campo investigar e entrevistar 12 farmacêuticos proprietários de farmácias na macro região da cidade de Ponta Grossa (PR). O protocolo de pesquisa abordou questionamentos quanto às dificuldades enfrentadas no cotidiano, formação de preços, estratégias de vendas, investimentos, postura frente à concorrência e a necessidade de ênfase maior sobre o tema “administração durante sua formação acadêmica”. RESULTADOS: No questionamento sobre a formação de custos, 7 farmacêuticos afirmaram existirem grandes dificuldades, em 100% dos entrevistados detectou-se deficiência em administrar e gerar dividendos em seus empreendimentos, 7 farmacêuticos reconhecem a necessidade de novas estratégias para atrair mais clientes e promover assistência farmacêutica qualificada; 8 queixaram-se da concorrência de grandes redes que usam de meios comerciais cada vez mais atrativos para conquistar o cliente , fugindo da essência da farmácia e da profissão farmacêutica. CONCLUSÕES: Observando-se as respostas obtidas nas entrevistas, concluiu-se que a maior dificuldade dos farmacêuticos não está em exercer sua profissão tecnicamente e sim em como exerce-la gratificando-se com êxito financeiro. Baseando-se nisto, há necessidade de se estabelecer novos paradigmas nos conteúdos curriculares, a fim de proporcionar aos acadêmicos noções básicas de empreendorismo e administração, colocando desta forma, o profissional em condições de enfrentar um mercado cada vez mais competitivo.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Administrar
Farmacia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7713
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rodrigo_navarro_xavier.pdf12.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.