EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7712
Tipo: Artigo
Título: PLANTAS MEDICINAIS : APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR E À IMPLEMENTAÇÃO DA FITOTERAPIA NO SUS
Autor(es): XAVIER, Rodrigo Navarro
MARCONDES, Nhara Soraya Paganella
VOLPATO, Ana Márcia
ZANONI, Rosi
FARAGO, Paulo Vitor
Resumo: Este projeto de extensão é a nova versão do projeto “Plantas Medicinais: cultivo, coleta, dessecação e preparo de medicamentos caseiros e fitoterápicos”, envolvendo, há quase dez anos, professores e alunos do curso de Farmácia, com o objetivo primário de aproximar a ciência de plantas medicinais à comunidade carente. Atualmente, o corolário desta ação extensionista visa disseminar o conhecimento sobre as etapas que constituem o processo de produção e uso com qualidade de plantas medicinais para os agricultores familiares e sensibilizar os profissionais da área da Saúde e Educação, que atuam na administração Municipal, quanto ao emprego da Fitoterapia no atendimento primário à saúde. Para tanto, desenvolvem-se cultivos com orientações sobre a qualidade da água de irrigação, formas corretas de coleta, dessecação e embalagem de plantas medicinais para a produção de fitoterápicos, possibilitanto aos agricultores envolvidos, a aplicação desse conhecimento na busca de uma alternativa de renda. Concomitantemente, realizam-se estudos de metodologias analíticas (botânicas, microbiológicas e químicas) para a confirmação da qualidade das espécies medicinais produzidas. Sendo um projeto piloto, optou-se inicialmente pela busca de padronização de protocolo de qualidade das plantas Calêndula officinalis (calêndula) para a produção de pomada antialérgica, Symphitum officinalis(confrei) para pomada cicatrizante, Plantago major (tanchagem) para gel antiinflamatório. Os agricultores familiares envolvidos produzem as plantas Ruta graveolens(arruda), Tanacetum parthenium(artemísia) e Rosmarinus officinalis(alecrim) com as quais a equipe do projeto elabora shampoo para combate à pediculose que é repassado pelas escolas da rede pública de ensino. Deste modo, promove-se uma integração em interfaces das áreas Farmacêutica, Social e Educacional, buscando-se contribuir com melhoria de qualidade de vida os segmentos sociais citados.
Palavras-chave: Sus
Agricultura
Fitoterapia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7712
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rodrigo_navarro_xavier3.pdf12.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.