01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA MECÂNICA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7692
Tipo: Artigo
Título: Aproveitamento de calor de caldeiras para secagem de grãos de milho
Autor(es): MOLEIRO, Rodrigo da Cruz Marques
Primeiro Orientador: ICHIBA, Claudio
metadata.dc.contributor.referee1: ICHIBA, Claudio
metadata.dc.contributor.referee2: CALDERARO, Fernando Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: LIMA, Wesley Martins de
Resumo: Este projeto tem como objetivo o estudo de um novo método para a secagem de grãos de milho, tendo como base para estudos a parceria com a Usina COOPERVAL, onde atualmente se utiliza carvão vegetal como fonte de aquecimento do ar para a secagem. Neste projeto, foi estudado como nova fonte de calor o vapor de água superaquecido e em alta pressão produzido pelas caldeiras existentes na usina. Também foi contemplado o dimensionamento de tubulações para o transporte de vapor, de um trocador de calor para o aquecimento do ar atmosférico e, por último, o dimensionamento de um novo ventilador. Apesar de serem necessárias novas estruturas para execução do projeto, almeja-se alcançar um retorno monetário em razão da economia de carvão vegetal.
Abstract: This project have as objective a study of a new approach for drying corn grains, using a partnership with COOPERVAL facility as base for studies, where currently vegetal coal is used as heat source for drying. In this project overheated water steam produced in the facility boilers was considered as the new heat source with high levels of pressure. It was also deliberated the pipeline scaling for steam transport, the heat exchanger for atmospheric air heating and at last a new fan sizing. Although it is necessary new estructures for this project, it aims a cost payback due to the vegetal coal savings.
Palavras-chave: Dimensionamento
Vapor
Trocador
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: MOLEIRO, Rodrigo da Cruz Marques. Aproveitamento de calor de caldeiras para secagem de grãos de milho. 28f. 2020. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7692
Data do documento: 17-Fev-2021
Aparece nas coleções:ENGENHARIA MECÂNICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOLEIRO, Rodrigo da Cruz Marques.pdfArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UNICESUMAR –Universidade Cesumar como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Mecânica, sob a orientação do Prof. Msc. Claudio Ichiba.1.61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.