EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7679
Tipo: Artigo
Título: CIRURGIAS, USO DE MEDICAMENTOS CONTÍNUOS E INCIDÊNCIA DE DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS EM PACIENTES PORTADORES DA SÍNDROME DE DOWN NA CIDADE DE MARINGÁ - PR, NO PERÍODO DE 1993 A 2003
Autor(es): ÁVILA, Ricardo Sandri
MALGARIN, Jeferson
Resumo: A Síndrome de Down (SD) é o distúrbio cromossômico autossômico mais comum e conhecido entre nascidos vivos. Crianças com SD possuem um risco aumentado para desenvolver inúmeras complicações clínicas em vários sistemas do organismo, têm um alto acometimento por doenças infecciosas, com maior freqüência às infecções do trato respiratório. As cardiopatias congênitas também estão associadas a essa síndrome. O presente estudo tem por objetivo verificar a realização de cirurgias, uso de medicamentos contínuos e a incidência de infecções respiratórias em pacientes portadores de SD na cidade de Maringá (PR), no período de 1993 a 2003. A amostra foi constituída de 24 pacientes integrados nesse período, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Maringá. Os responsáveis pelos pacientes responderam voluntariamente a um questionário e foram entrevistados. Sendo que 45,45% (n=5) dos entrevistados relataram à necessidade de cirurgia cardíaca corretiva. Cerca de 25% (n=6) dos portadores fazem uso de medicamentos contínuos. Verificou-se que 29,17% dos portadores (n=9) apresentam outras doenças associadas, onde o hipotireoidismo se destaca com 8,33% (n=2); as doenças respiratórias acometeram a toda população (n=24), sendo que 25% (n=6) “sempre” estiveram acometidos e 20,83% (n=5) manifestavam tal doença, “uma vez por mês”. Esses resultados mostram que portadores de SD aparentam ser mais suscetíveis a doenças respiratórias. Grande parte dos portadores precisou de cirurgias corretivas, como: cardíaca, intestinal, gástrica, ortopédica e oftalmológica. Os resultados indicam uma associação da SD a outras doenças de ordem genética como o hipotireoidismo. Nenhum dos entrevistados relatou algum caso de leucemia, contrariando os relatos da literatura. Os resultados também mostraram que a utilização de medicamentos contínuos é baixa.
Palavras-chave: Sindrome de down
Genética
Complicações clinicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7679
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ricardo_sandri_avila.pdf11.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.