EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7670
Tipo: Artigo de Evento
Título: O HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
Autor(es): SILVA, Rejane Rodrigues da
RODRIGUES, Simone
Resumo: Neste trabalho pretende-se fazer uma reflexão a respeito do ensino na era da tecnologia, aplicando como elemento de materialização das possibilidades de emprego das várias linguagens e da tecnologia, o hipertexto. Hipertexto é caracterizado como um suporte lingüistíco - semiótico utilizado para interações através do computador. Configura-se em forma de texto verbal e é ligado em forma de teia a vários outros textos, traçando uma rede infindável de conexões. Objetiva-se fazer uma reflexão a respeito do hipertexto, suas possibilidades e sobre as transformações que pode causar no ensino e na aprendizagem. Utilizamos como metodologia a análise qualitativa desta forma textual internética. Os resultados evidenciaram os seguintes pontos de análise do hipertexto:- Apresenta-se como um novo veículo para transmissão do saber de todas as áreas; - O hipertexto mostra-se como uma criação conjunta entre o seu autor e seu leitor. - A leitura torna-se associativa e não linear de acordo com as informações que lhe parecem mais importantes - Leitura não mais pautada apenas no formato verbal, mas também em imagens,sons que ampliam os significados do seu conteúdo, dando uma nova dimensão ao ato da leitura. - Maior autonomia para o aluno ajudar a construir seu aprendizado, através de um link pode-se acessar imagens, ler a descrição verbal, traçar seu trajeto de pesquisa; Constata-se com o estudo: - Aumento da responsabilidade do leitor perante o texto; - Funciona como um agente colaborador da criatividade, da transmissão de informações e de desenvolvimento de novas maneiras de se aprender; - Possibilita a divisão de um texto em partes coerentes e relativamente curtas, auxiliando o educando na organização e compreensão dos sentidos do texto. - Traz o lúdico para o espaço escolar; - Mostra-se como fator de motivação e receptividade; - Devem ser claros os objetivos de se incluir a utilização do computador ou hipertexto na escola, pois eles em si mesmos não produzem uma mudança no ensino; - Serve como instrumento para melhoria da qualidade de ensino, não resolvendo sozinho o problema de aprendizagem.
Palavras-chave: Tecnologia
Ensino
Leitura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7670
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rejane_rodrigues_da_silva2.pdf11.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.