EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7668
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE ASPIRAÇÃO POSITIVA EM TÉCNICAS ANESTÉSICAS INTRABUCAIS REALIZADAS NA CLÍNICA DE CIRURGIA DO TERCEIRO ANO DO CURSO DE ODONTOLOGIA DO CESUMAR
Autor(es): GENTINI, Raquel Forlani
FARAH, Gustavo Jacobucci
IWAKI FILHO, Liogi
IWAKI, Lilian Cristina Vessoni
LEITE, Pablo Cornélius Comelli
Resumo: Entre as drogas de grande utilização no cotidiano odontológico, destacam-se os anestésicos locais cuja aplicação pode ser restrita à droga ou a mesma associada a um vasoconstrictor. A literatura apresenta várias reações adversas e efeitos colaterais aos anestésicos locais, como também ao vasoconstrictor associado aos mesmos, tais reações estão associadas a vários fatores relacionados ao paciente (estado geral) ou ao local de administração (intra ou extra-vascular). A aplicação dos anestésicos locais deve ser feita de maneira criteriosa, pois os mesmo quando depositados intravascularmente podem desencadear reações adversas. Uma maneira efetiva de prevenir tal situação é a realização da manobra de aspiração positiva. Os objetivos do trabalho são quantificar as punções positivas que ocorreram durante as técnicas anestésicas intrabucais realizadas na clínica de Cirurgia do terceiro ano do Curso de Odontologia do CESUMAR e correlacionar as punções positivas com o tipo de técnica anestésica e com algum tipo de complicação para o paciente. Os tubetes anestésicos utilizados nesta clínica foram analisados por três alunos do mesmo ano, através de questionário previamente elaborado. As injeções anestésicas apresentaram os seguintes índices de aspiração positiva: Nervo Alveolar Inferior 5,9%, Alveolar Superior Posterior 2,4%, Infra-orbitário 3,0% e nos demais nervos da cavidade bucal a aspiração positiva não foi obtida. Apesar da variação absoluta dos índices obtidos com os citados na literatura, ressalta-se que o seu conhecimento relativo é de extrema significância uma vez que técnicas anestésicas com índices maiores demandam maior cuidado.
Palavras-chave: Técnicas anestésicas
Aspiração positiva
Injeção intravascular
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7668
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raquel_forlani_gentini.pdf11.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.