EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7666
Tipo: Artigo de Evento
Título: DESPEGMENTANTES DA PELE
Autor(es): ANDRADE, Rafael de Paula
XAVIER, Rodrigo Navarro
BORK, André
Resumo: Agentes despigmentantes são substancias prescritas para o tratamento da hiperpigmentação da pele. A hiperpigmentação é decorrente do aumento na quantidade de melanina na epiderme, na derme ou em ambas. O pigmento é excretado em grânulos (melanossomas) que são distribuídos aos queratinócitos. A melanina vai sendo desintegrada conforme os queratinócitos migram para superfície. O melanócito cutâneo é a célula da pele responsável pela produção do pigmento melanina a partir da tirosina, processo denominado melanogênese.Um produto capaz de inibir a ação da tirosinase impedirá a formação de melanina e terá uma atividade clareadora da pele. O objetivo desse trabalho é a avaliação da ação e citotoxicidade de despigmentantes usados em produtos cosméticos em pele humana proveniente de cirurgia plástica. Conclusão Os resultados demonstraram diferentes níveis de interação entre os despigmentantes e a pele. As melhores respostas para inibição da tirosinase se apresentaram na seguinte ordem: hidroquinona>lipossomas de acido kójico>azeloil diglicinato monopotássico>complexo de extrato de uva ursi, biofermentado de aspergillus, extrato de grapefruit e extrato de arroz>extrato glicólico de tangerina japonesa. Grandes alterações morfológicas foram observadas no uso do complexo de extrato de uva ursi, biofermentado de aspergillus, extrato de grapefruit e extrato de arroz bem como no controle hidroquinona. O método utilizado para avaliação da inibição da tirosinase nos pareceu eficaz e os resultados obtidos permitem uma melhor compreensão do arsenal terapêutico disponível para o tratamento da pigmentação.
Palavras-chave: Pele
Despegmentante
Hidroquinona
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7666
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rafael_de_paula_andrade.pdf11.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.