EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7663
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE DA ESTRUTURA DAS ARTÉRIAS CORONÁRIAS DE INDIVÍDUOS COM ATEROSCLEROSE DA PORÇÃO ASCENDENTE DA AORTA
Autor(es): MARTINS, Priscilla da Costa
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Resumo: A aterosclerose é a doença arterial oclusiva mais freqüente. Torna-se mais comum em homens e idosos. Tendo em vista a importância das artérias coronárias na vascularização do coração, bem como as graves conseqüências da aterosclerose como infarto e aneurisma, propõe-se a realização deste estudo onde foi analisada a estrutura da parede das artérias coronárias de 10 corações com aterosclerose da porção ascendente da aorta de indivíduos de ambos os sexos e diferentes faixas etárias. Após a coleta, o material foi fixado em formol a 10% por um período de 10 dias. De cada coração foram retirados blocos de 1cm2, contendo segmentos da artéria coronária esquerda e da porção ascendente da aorta. Estas peças foram submetidas a tratamento histológico de rotina. A seguir foram feitos cortes de 15 um de espessura segundo o eixo longitudinal do vaso. Após, as lâminas obtidas foram analisadas ao microscópio óptico e selecionadas para documentação fotográfica. Com os resultados obtidos nesta pesquisa, não verificou-se correlação entre a aterosclerose aórtica e coronáriana, no entanto após a análise histológica observou-se a presença de lesões concêntricas na artéria coronária esquerda, caracterizada por uma proliferação celular, e lesões ateroscleroticas excêntricas, cujo ateroma estava separado da luz do vazo por uma cápsula fibrosa. Conclui-se com esta pesquisa que quando existir lesões ateroscleróticas na aorta ocorrerá alterações na túnica íntima do ramo interventricular anterior da artéria coronária esquerda que poderá variar desde um leve espessamento até a formação de placas de ateroma e por fim que o comprimentimento do ramo interventricular anterior da artéria coronária esquerda é maior que o comprometimento da aorta quando ambos os vasos forem acometidos por lesões ateroscleróticas.
Palavras-chave: Artérias coronárias
Aorta
Coração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7663
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
priscila_da_costa_martins.pdf11.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.