EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7660
Tipo: Artigo de Evento
Título: A FLUOXETINA E SEU EFEITO ANOREXÍGENO
Autor(es): NÉIA, Pedro Luiz M.L
MELLA, Eliane Campesatto
Resumo: A obesidade é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Problemas emocionais são geralmente percebidos como conseqüências da obesidade, embora conflitos e problemas psicológicos possam preceder o desenvolvimento dessa condição. A hiperfagia pode perfeitamente ser uma resposta a situações de estresse, pode ainda servir para compensar dificuldades na interação social, nos conflitos sexuais e nas relações interpessoais. Muitas drogas são utilizadas no tratamento da obesidade e entre elas os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), especialmente a fluoxetina que possui propriedades anoréticas e sua utilização é indicada em obesos, geralmente, com síndrome depressiva associada. OBJETIVO: Demonstrar a efetividade da fluoxetina no tratamento da obesidade. METODOLOGIA: estudo baseado em livros de Farmacologia Clínica, Nutrição, artigos e sites científicos. DISCUSSÃO: A fluoxetina, além de bloquear a recaptação de serotonina, exerce atividade agonista para 5HTC2 (receptor da serotonina que possui papel chave na redução de apetite), propriedades que somadas fazem deste medicamento, possivelmente, o mais eficaz dentre os ISRS. O aumento da disponibilidade de serotonina (5-HT) na fenda sináptica ou a ativação direta dos receptores serotoninérgicos reduz o consumo de alimentos, enquanto que a diminuição da ativação desses receptores produz o efeito inverso. No entanto o paciente pode apresentar efeitos colaterais ansiedade, distúrbios do sono, sudorese e náuseas. CONCLUSÃO: A fluoxetina se destaca entre os antidepressivos por ter atividade agonista direta para receptor 5HTC2 somada as propriedades do bloqueio da recaptação de seretonina.
Palavras-chave: Obesidade
Fluoxetina
Serotonina
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7660
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pedro_luiz_m_l_neia.pdf11.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.