EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7651
Tipo: Artigo de Evento
Título: O ENSINO DO TEXTO NARRATIVO POR MEIO DO TEXTO NÃO-VERBAL COM ÊNFASE NO CLÍMAX
Autor(es): GOMES, Viviane dos Santos
Resumo: O objetivo desta pesquisa é mostrar como é possível realizar um trabalho acerca do texto narrativo em sala de aula do ensino fundamental ou médio, partindo da leitura do texto não-verbal. Este foi escolhido por apresentar, de forma simples e clara, a estrutura da narrativa e seus elementos. Dessa forma, o processo de leitura, reconhecimento das características do texto narrativo e produção textual tiveram como duração duas aulas. Para isso, o procedimento utilizado foi exibir as cenas de forma gradativa, mostrando-as uma a uma e pedindo para que os alunos fizessem a leitura. Alguns alunos estranharam a possibilidade de ler textos não-verbais, a maioria, em contra-partida, se propôs a ler cena a cena, e a divergências ocorridas em algumas delas foram discutidas e consideradas mediante a coerência de todas elas, acrescentou-se a informação do quão é comum isso na leitura de textos não-verbais. Foi dada continuidade à aula fazendo questionamentos a fim de direcionar o reconhecimento da estrutura e dos elementos da tipologia textual trabalhada. Os alunos atingiram nossas expectativas, reconhecendo a introdução, o desenvolvimento e neste o nó, conflito e clímax e o desfecho, além disso, perceberam como ocorre a construção do clímax e a presença de elementos como tempo e espaço. Depois dessa abordagem oral, pedimos para que eles adaptassem o texto não-verbal para o verbal por meio da escrita, processo no qual os alunos não apresentaram dificuldades, pois já haviam realizado essa adaptação na oralidade.
Palavras-chave: Narração
Texto
Texto não-verbal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7651
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viviane_dos_Santos_Gomes.pdf11.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.