EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7650
Tipo: Artigo de Evento
Título: O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Autor(es): GOMES, Viviane dos Santos
IRIYODA, Luciane dos Santos Iriyoda
Resumo: Utilizou-se o videoclipe como um recurso pedagógico por evidenciar no cenário de ensino de Língua Portuguesa, maior valorização à modalidade escrita que à oralidade, além da restrição de não contemplar o aluno com a diversidade de linguagens existentes, condições de ensino que intrigaram os professores a buscar práticas diferenciadas. Dessa forma, objetivando realizar uma pré-leitura do livro O Grito do Hip Hop (2004) de Luiz Puntel e Fátima Chaguri, adotado nas 7as séries de um colégio da rede privada de Maringá, foi apresentado aos alunos o videoclipe Minha Alma do grupo O Rappa como recurso pedagógico, sendo que a apresentação e discussão duraram duas aulas. A escolha por este videoclipe deu-se por ele ser um produto com múltiplas funções, pois tanto atende ao apelo publicitário da indústria fonográfica (ousando cinematograficamente nas práticas audiovisuais) quanto é um produto de expressão cultural que, tal como o livro supracitado, contempla princípios ideológicos, consequentes de uma temática contemporânea com alto teor de criticidade. Dessa forma, foi exibido o videoclipe para a classe, induzindo, por meio de questionamentos, os sujeitos-leitores a se atentarem, primeiramente, a sua própria sensibilidade, incentivando-os a declarar as primeiras reações emocionais que o videoclipe Minha Alma propiciou, uma vez que o desenvolvimento de sentimentos e emoções do sujeito-leitor, possibilita uma leitura crítica do texto eletrônico. Com essa abordagem emocional, percebeu-se que foi unânime a comoção dos alunos, pois sentiram piedade de alguns personagens ali representados e até revolta contra o preconceito e opressão sofridos pelas classes sociais menos favorecida. Acerca do nível audiovisual foi pedido que os alunos relatassem o que eles assistiram e pronunciassem oralmente o conteúdo audiovisual do videoclipe Minha Alma. Como resultado da utilização desse produto midiático como recurso pedagógico, percebeu-se o quanto o videoclipe pode contribuir para a formação social, ideológica e de cidadania dos sujeitos-leitores, podendo auxiliar, ainda, na formação de senso crítico sobre os problemas sociais que aflige nossa sociedade, evidenciou-se, também, o quanto o videoclipe despertou a curiosidade dos alunos em relação ao livro O Grito do Hip Hop incentivando a leitura do mesmo.
Palavras-chave: Videoclipe
Literatura
Infanto-juvenil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7650
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viviane_dos_Santos_Gomes.pdf12.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.