EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7631
Tipo: Artigo de Evento
Título: O CAMINHO PERCORRIDO PELAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UMA ANALOGIA DO CONTEXTO HISTÓRICO DA SOCIEDADE
Autor(es): SILVA, Weslen Vieira da
Resumo: A chamada "contabilidade atual" aponta cada vez mais para uma crescente internacionalização da economia, com o surgimento de blocos econômicos, e uma constante competitividade global, onde a contabilidade, possui um papel fundamental, no que tange, ferramentas de gestão . Neste artigo, veremos que a partir do século XVIII, as "Ciências Contábeis" sofreram um grande impulso teórico e prático. O objetivo do presente artigo, consiste em fazer uma analogia histórica do caminho percorrido pela contabilidade, ou seja, sua evolução, perante fatos históricos sociais e econômicos, marcantes para a humanidade. A metodologia utilizada, se deu através de uma pesquisa bibliográfica profunda, da teoria da contabilidade, sua história e evolução, como também, bibliografia da história mundial e administrativa, utilizando livros, revistas técnicas e científicas da área contábil, administrativa e histórica. Com o presente trabalho, se pretende preencher uma lacuna bibliográfica da área contábil, pois praticamente inexistem livros e/ou artigos científicos no qual se insere a contabilidade no contexto histórico mundial, deixando a desejar o fato da Contabilidade ser uma Ciência, e que a mesma deve ser estudada e analisada, através de uma metodologia rigorosa, adequada, para não apresentá-la como um estudo apenas técnico. Na conclusão do presente trabalho, podemos destacar que, com a internacionalização da economia mundial e o surgimento dos blocos econômicos na competitividade global, a harmonização de normas e conceitos, a necessidade de uma contabilidade padrão e eficaz, se tornou imprescindível, e esta internacionalização deixa clara a necessidade de uma avaliação histórica da contabilidade no contexto mundial, onde o leitor poderá fazer uma análise crítica e teórica, conseguindo assim, chegar a um embasamento e um fundamento de sua origem, em relação aos dias atuais.
Palavras-chave: Contabilidade
História
Globalização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7631
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Weslen_Vieira_da_Silva.pdf11.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.