EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7597
Tipo: Artigo
Título: SINUS DERMÓIDE EM RHODESIAN RIDGEBACK
Autor(es): CAMPOS, Patrícia
MONTEIRO, Eduardo Raposo
PAOLOZZI, Rodrigo Jesus
BETTINI, Carlos Maia
ASSIS, Maisa Quirilo
Resumo: Anomalia cutânea também conhecida como triquíase espiral, cisto dermóide, inclusão cística dermóide e inclusão cística epidermal, caracterizada por lesões que podem ser solitárias e múltiplas e ocorrem ao longo da linha média dorsal. Histopatologicamente, as lesões caracterizam-se por uma parede cística que sofre diferenciação epidérmica e contém pequenos folículos pilosos bem desenvovidos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas apócrinas, que se contaminada por bactérias resultam em abscedação, podendo evoluir para mielite e encefalite caso atinja o cordão espinhal. Em Rodhesian a transmissão é hereditária, poligênica dominante com penetração inconstante. Metodologia: Cão, da raça Rodhesian Ridgeback, com 3 anos de idade apresentando uma fístula na linha média dorsal da região cervical. Ä palpação observou-se caminho fistuloso que se prolongava até região de base do occipital. Resultados e Discussão: Foram realizados exames complementares hemograma (discreta leucocitose) e radiografia cervical que demonstrou área de lise no processo espinho do axis. Os aspectos clínicos associados aos exames complementares caracterizaram Cisto Dermóide. O tratamento indicado é medicamentoso ou cirúrgico. Neste caso o animal foi tratado com antibiótico a base de Ceftiofur Sódico, 10mg/kg de peso a cada 12 hs. por 14 dias consecutivos, já que procedimentos cirúrgicos são menos recomendados. As lesões desapareceram, mas recidivaram após 3 meses. O tratamento foi repetido, com melhora do quadro até a presente data.
Palavras-chave: Cisto
Dermóide
Rhodesian
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7597
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
patricia_campos.pdf11.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.