EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7594
Tipo: Artigo
Título: LINUX - UM SISTEMA OPERACIONAL ROMPENDO PARADIGMAS ECONÔMICOS E SOCIAIS NA ERA DO CONHECIMENTO
Autor(es): PATRÃO, Oswaldo Martins da Costa
SANTOS, Alan Menk
Resumo: Historicamente, o capitalismo tem usado o conhecimento como forma de controle indireto da sociedade, assim, através das ciências sociais como a sociologia e a antropologia, procurou conhecer as dinâmicas que determinam como essa sociedade funciona. Do mesmo modo, os avanços científicos deram suporte ao desenvolvimento de métodos de controle psicológicos e neurais, além de gerarem um imenso arsenal de armas cada vez mais sofisticadas. Tanto a massa crítica tecnológica quanto os investimentos necessários ao seu desenvolvimento deram-se graças, não ao suporte do bem mas, do controle bélico. Porém, ao mesmo tempo em que essa dinâmica exige crescimento intelectual voltado à especialização e a técnica, ela também permite que o conhecimento se transforme em chave para a liberdade de pensamento, favorecendo o entendimento crítico que possibilitará a subversão à dominação. Seguindo mais uma vez a dialética da história, aqueles que controlavam os meios materiais de produção, agora pretendem controlar as mentes produtoras de conhecimento. O "grande irmão", metáfora do Estado, que entendia o exterior e as ações sociais através da sociologia, agora quer ver e controlar o interior, os pensamentos e as idéias. Mudam-se os meios de produção, logo, há que se adequar, então, os métodos de controle. A luta de classes agora é uma luta de idéias na sociedade do conhecimento. Através da presente pesquisa pretende-se demonstrar, tendo por base pesquisas bibliográficas, que a sociedade já está se estruturando rumo à subversão político-ideológica. Na grande rede mundial de computadores, a Internet, o que se tem observado é o crescimento exponencial de comunidades virtuais de colaboração e compartilhamento de conhecimento. Nesse sentido, o sistema operacional Linux, representa a materialização da subversão ao domínio do conhecimento, cujos vilões são os grandes conglomerados tecnológicos como a Intel, a Microsoft e a IBM, entre outros que até então pretendiam monopolizar tecnologicamente os mecanismos de produção, gestão e comunicação do conhecimento. Dentro dessa percepção, um número crescente de governos tem investido no sentido de garantir sua autonomia de gestão e suporte ao conhecimento. Pesquisas recentes indicam que é possível chegar ao chamado "ótimo de Paretto”, matemático italiano que propôs a teoria segundo a qual os sistemas cooperativos demonstram maior eficiência em termos de grau de sobrevivência e qualidade. Desse modo, espera-se que este trabalho científico colabore para incrementar uma discussão crítica e ao mesmo tempo filosófica acerca da liberdade, do conhecimento e, conseqüentemente, da própria sociedade.
Palavras-chave: Linux
Conhecimento
Tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7594
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
oswaldo_martins_da_costa_patrao.pdf12.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.