EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7588
Tipo: Artigo
Título: O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E A RITALINA
Autor(es): GALVANIN, Nátalia Fernanda
BELTRAME, Paula Dota
VALIAS, Juliana
LEAL, Elba Guimarães
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
Resumo: Esta pesquisa irá relatar as definições, causas e sintomas do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), assim como o tratamento farmacológico utilizando a ritalina. Este trabalho tem como objetivo estudar e conhecer melhor o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, e também a ritalina e seu mecanismo de ação ao nível de sistema nervoso central. A presente pesquisa utilizará como método pesquisa bibliográfica abordando assuntos referentes tanto a ritalina como o TDAH. Através deste trabalho foi obtido como resultado que o TDAH é um distúrbio neurobiológico que se caracteriza pela alteração da atenção, impulsividade e hiperatividade e tem como sintomas alguns distúrbios comportamentais como a incapacidade de ficar quieto, distração fácil por estímulos irrelevantes, impaciência, desatenção a perguntas e em tarefas, verborragias, impulsividade e desobediência por incapacidade em concentrar-se em uma determinada tarefa. Os estudos farmacológicos contribuem para o controle de tais sintomas, utilizando-se de psicofarmacos, que são eficazes sobre os neurotransmissores que estão envolvidos neste distúrbio, como é o caso dos dopaminérgicos e adrenérgicos. A ritalina, é um dos medicamentos mais utilizados dentre os medicamentos indicados. Este fármaco é um cloridrato de metilfenidato, um estimulante do grupo dos anfetamínicos, que atua como um fraco estimulante do sistema nervoso central. Acredita-se que o efeito estimulante deste medicamento é devido a uma estimulação do sistema de excitação reticular. Concluí-se que este transtorno pode ser ocasionado devido a vulnerabilidade genética, distúrbios do desenvolvimento do cérebro e fatores psicossociais e que o tratamento para o TDAH consiste na associação de psicoterapia e farmocoterapia. O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade está relacionado com alterações em alguns neurotransmissores, como as catecolaminas, a noradrenalina, a dopamina,a adrenalina e também a serotonina. Devido alterações neurofisiológicas é necessário um acompanhamento multidisciplinar, seguido de tratamento farmacológico.
Palavras-chave: Hiperatividade
Déficit de atenção
Ritalina
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7588
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
natalia_fernanda_galvanin.pdf11.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.