01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/758
Tipo: Artigo
Título: Aproveitamento de água pluvial para fins não potáveis em uma residência de alto padrão na cidade de Maringá - PR
Autor(es): GOMES, Natan Panucci
Primeiro Orientador: TETILA, Moacir Feba
Abstract: A escassez de água surge como consequência do crescimento populacional, aumento do consumo de água potável, aliado ao desperdício e ao uso desenfreado. Diante dessa realidade surge a busca por medidas que visem o aproveitamento através de outras fontes como por exemplo o das águas pluviais, considerada uma técnica simples e de baixo custo. O trabalho tem por objetivo analisar a viabilidade da implantação de um sistema de aproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis em uma residência de alto padrão no município de Maringá PR. Foram utilizados dados do Instituto das Águas do Paraná onde se obteve a média de precipitação de cinco anos utilizando o mês de menor volume precipitado para a realização dos cálculos onde fora possível determinar a área de captação. A residência estudada possui uma grande área de cobertura gerando a possibilidade de captação de um volume de água da chuva que possibilitará atender o consumo para fins não potáveis.
Palavras-chave: Controle de perdas
Desperdícios
Uso racional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/758
Data do documento: 12-Nov-2018
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso - TCC. Arquivo completo do artigo em PDF..pdfPDF750.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.