01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA ELÉTRICA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7571
Tipo: Artigo
Título: Estudo do potencial de geração de energia elétrica, a partir de biogás, com substrato proveniente da pecuária no estado do Paraná
Autor(es): FASSINA, Maria Antônia
Primeiro Orientador: OLIVEIRA, Igor Henrique Nascimento
metadata.dc.contributor.referee1: OLIVEIRA, Igor Henrique Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: ANDREOLA, Ricardo
metadata.dc.contributor.referee3: RODRIGUES, Anderson
Resumo: O estudo busca analisar a utilização de fontes renováveis para a geração de energia elétrica, especificamente a partir da produção de biogás e sua consequente transformação em energia elétrica, bem como busca analisar os benefícios ambientais e econômicos do aproveitamento da biomassa advinda da pecuária no Estado do Paraná, através de levantamento bibliográfico. Desta forma, o estudo pretende discorrer as tecnologias e processos empregados na produção de biogás, como também efetuar um levantamento da capacidade energética possível advinda do uso sustentável dos rejeitos orgânicos de origem animal no Estado do Paraná, de forma a contribuir para a proteção ambiental e para o fomento da diversificação da matriz elétrica do referido Estado.
Abstract: The study aims to analyze the use of renewable sources for the electricity production, specifically from biogas production and its consequent transformation into electricity, as well as to analyze the environmental and economic benefits of the agriculture and livestock biomatter production from Paraná State through a blibliographic suvery. Thus, the study aims to describe those technologies and processes used in the biogas production, as well as to conduct a survey of the possible energy capacity arising from the sustainable use of animal origin organic waste in Paraná State, in order to contribute to environmental protection and the promotion of diversification and expansion of the energy of that state's matrix.
Palavras-chave: Biomassa
Biodigestor
Geração Distribuída
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: FASSINA, Maria Antônia. Estudo do potencial de geração de energia elétrica, a partir de biogás, com substrato proveniente da pecuária no estado do Paraná. 25f. 2020. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7571
Data do documento: 16-Fev-2021
Aparece nas coleções:ENGENHARIA ELÉTRICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FASSINA, MARIA ANTONIA.pdf719.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.