EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7564
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MARINGÁ - PR
Autor(es): PEREIRA, Milene Enz Faga
CARVAJAL, Anne Elise Saara Santos
GAGLIANONE, Cristina Pereira
Resumo: Uma dieta balanceada desde a infância, favorece o crescimento e desenvolvimento intelectual, melhorando e reduzindo os transtornos de aprendizado causado por deficiências nutricionais como, desnutrição e anemia, e evitando o surgimento da obesidade e distúrbios alimentares. O presente trabalho tem por objetivo avaliar o estado nutricional de pré-escolares e escolares de uma escola municipal de Maringá - PR. Avaliou-se todos os alunos do letramento (1o série) até a 8o série do Ensino Fundamental através da aferição do peso e estatura, e posteriormente calculou-se o Índice de Massa Corporal (IMC) e classificou-se o estado nutricional segundo o critério de Must. Foram avaliados 328 alunos da Escola Municipal Professor José Marchesini, sendo 196 (60%) meninos e 132 meninas (40%). Pode-se observar que a maioria (59,1%) dos alunos encontram-se eutróficos. O restante dos alunos (40,9%) apresentam algum desvio nutricional, sendo que ̈,1 % classificam-se como desnutridos; 9,8% com risco para desnutrição; 14,0% com sobrepeso e 11,0% com obesidade. Os resultados indicam uma redução nos casos de desnutrição e um percentual expressivo de sobrepeso e obesidade, o que indica a transição nutricional nessa população. Em face de tal acontecimento, faz-se necessário um trabalho contínuo de educação nutricional nas escolas, que envolva alunos, pais e professores para evitar o aumento desenfreado do excesso de peso e de suas consequências.
Palavras-chave: Pré-escolares
Escolares
Estado nutricional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7564
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
milene_enz_faga_pereira2.pdf11.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.