EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7562
Tipo: Artigo
Título: BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O BEM-ESTAR E QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS ASILADOS
Autor(es): CARVALHO, Milena Cristina de
BRATI, Sérgio Roberto Adriano
Resumo: Há um crescimento notório do número de pessoas que atingem a terceira idade, e com isso, há um aumento na expectativa de vida do Brasileiro. Conforme o IBGE (2000), 50% da população idosa brasileira apresenta de 60 a 69 anos, 36%, 70 a 79 anos e 14% estão acima de 80 anos. Com essa tendência de longevidade a busca pelo bem-estar tende a aumentar nas próximas décadas possivelmente tornando as pessoas mais preocupadas com a saúde física, mental e condição social buscando assim uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, cresce conseqüentemente a população que necessita de cuidados, principalmente, em asilos, pois este deve ser como um lar, proporcionar aos idosos uma programação adequada, onde estes lembrem uma moradia e uma familia. Os asilos devem proporcionar bem-estar, saúde e condições sociais, promover atividades e exercícios físicos para prevenção e reabilitação da saúde dos idosos, para que estes estejam aptos a desenvolverem atividades corriqueiras do dia-dia, tendo sua própria autonomia e independência. Neste intuído o objetivo desse estudo bibliográfico foi analisar os benefícios da atividade física para o bem-estar e qualidade de vida de idosos asilados. Foi utilizando para o estudo fontes primárias como artigos científicos e fontes secundárias como livros texto e enciclopédias. A partir das análises pode-se tecer as seguintes considerações: a atividade física é um dos fatores determinantes no processo de envelhecimento, onde a atividade física regular e um estilo de vida ativo são necessários para a prevenção e recuperação de inúmeras doenças, contribuindo na autonomia de vida cotidiana; o profissional de Educação Física deverá ser o mediador, proporcionando aos idosos um estilo de vida ativo com controle, melhorando a sua saúde, auto-estima e qualidades físicas, podendo oferecer condições agradáveis de vida aos indivíduos idosos asilados que são carentes, e que precisam de profissionais que ofereçam cotidianamente uma melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Atividade física
Idosos asilados
Bem estar e qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7562
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
milena_cristina_de_carvalho.pdf11.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.