EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7561
Tipo: Artigo
Título: VERIFICAÇÃO DO VOLUME DE AR E FLUXO AÉREO NASAL EM INDIVÍDUOS RESPIRADORES ORAIS EXPOSTOS A TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA E ATIVIDADES FÍSICAS
Autor(es): SANDI, Michelly Franciane
Resumo: O indivíduo respirador oral é alvo de várias pesquisas de profissionais da área de saúde pela variedade de alterações presentes. Este tipo respiratório se caracteriza por substituir o padrão correto de respiração nasal por um padrão inadequado, oral ou misto. Algumas das alterações encontradas nestes indivíduos são: alterações nos órgãos fonoarticulatórios e funções orais, alterações dentárias, craniofaciais, posturais e alterações da capacidade respiratória pulmonar. (OBJETIVO) Este presente estudo tem por finalidade, verificar se há um aumento significativo do volume de ar pulmonar e do fluxo aéreo nasal em indivíduos respiradores orais funcionais, por meio do trabalho interdisciplinar da fonoaudiologia com a educação física. (METODOLOGIA) A pesquisa será realizada com 15 crianças respiradoras orais e 5 com respiração adequada (grupo controle), com idades entre 7 e 12 anos. Farão parte desta pesquisa apenas indivíduos com respiração oral funcional ou que já tenha tido a causa orgânica solucionada. Serão formados três grupos de estudo: cinco crianças respiradoras orais que freqüentarão terapia fonoaudiológica; cinco crianças respiradoras orais que praticarão atividades físicas direcionadas à respiração; e cinco crianças respiradoras orais que freqüentarão terapia fonoaudiológica e a prática de atividades físicas. Será realizado a anamnese e avaliação. Após será iniciada a terapia em grupo. Ao início e ao término do tratamento será realizada a medição do volume de ar de cada indivíduo, por meio do expirômetro, bem como a verificação do fluxo aéreo nasal utilizando o espelho de Glatzel. (RESULTADOS) Os dados parciais, obtidos por meio de levantamento bibliográfico e observação de alguns indivíduos, indicam uma melhora do volume de ar pulmonar e fluxo aéreo nasal nos indivíduos expostos a terapia fonoaudiológica e atividades físicas. (CONCLUSÃO) Os resultados da pesquisa serão favoráveis, melhorando assim a qualidade de vida destes indivíduos.
Palavras-chave: Respiração oral
Volume de ar
Fluxo aéreo nasal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7561
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
michelly_franciane_sandi.pdf11.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.