EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7559
Tipo: Artigo
Título: A SAÚDE MENTAL DAS MULHERES IDOSAS PARTICIPANTES DO PROJETO VIVA A VIDA
Autor(es): ROSA, Michelle
FERRETT, Jhainieiry Cordeiro Famelli
RICCIARDI, Marli
Resumo: O mundo está envelhecendo. Hoje a preocupação com o aumento da população idosa é tema de várias pesquisas. Por isso está pesquisa tem como objetivo avaliar a saúde mental do grupo de idosas participantes do Projeto Viva a Vida, realizado no Centro de Convivência Parque das Palmeiras. As atividades propostas pelo Centro de Convivência, juntamente com esse projeto visam atender às necessidades para um idoso saudável. Numa concepção de saúde não baseada no conceito tradicional da Organização Mundial de Saúde " ausência total de doença ou enfermidade", mas numa idéia de multifatoriedade percebendo que a saúde acontece por um processo de construção do Ser em seus mais diversos aspectos. Como instrumento de medida foi utilizado o questionário de Saúde Geral de Goldberg, 1996, pois seu objetivo é avaliar a saúde mental das pessoas, identificando a presença e a severidade do distúrbio psiquiátrico. O sujeitos participantes desta pesquisa foram 19 idosas, com idade entre 53 e 74 anos, estando 18 delas aposentadas e 01 com vínculo empregatício. Entre elas, 07 casadas, 10 viúvas e 02 divorciadas. Em relação a escolaridade, 15 possuem o 1o grau incompleto, 01 possuí pós-graduação, 01 possuí 2o grau completo e 02 não possuem escolaridade. A tabulação dos dados foi feita de acordo com o Manual Técnico QSG, 1996, adaptação brasileira. Segundo este manual, só é considerado distúrbio os escores sintomáticos, em qualquer um dos cincos fatores e do fator geral, iguais ou superiores a 3. De acordo com os resultados obtidos, evidenciou-se que cinco fatores avaliados como: stress psíquico, desejo de morte, desconfiança no próprio desempenho, distúrbio do sono, distúrbio psicossomáticos, não tiveram índices significativos para serem considerados com distúrbio psiquiátrico. Os resultados da pesquisa revelam que as idosas entrevistada nesta pesquisa encontram-se com sua saúde mental preservada, pois dentro deste Projeto Viva a Vida há várias atividades diárias alternativas como: teatro, bordado, artesanato, alfabetização e apoio psicológico. Provocando sensação de bem estar e dando-lhe como possibilidades diárias a autonomia e a independência. Uma das grandes possibilidades da ocorrência desta mudança funcional de forma satisfatória consiste na prática sistematizada de atividades alternativas, a não realização destas poderá proporcionar uma deteriorização mais rápida do organismo. Portanto a sua prática constante pode ser considerada uma contribuição de grande fator para longevidade com qualidade.
Palavras-chave: Mulheres idosos
Saúde mental
Projeto viva a vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7559
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
michelle_rosa.pdf12.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.