EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7548
Tipo: Artigo
Título: O PAPEL DO DESENHO INDUSTRIAL NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS HARMONIZANDO A ENGENHARIA E O DESIGN
Autor(es): GONDAK, Maurício de Oliveira
ZLUHAN, Gilberto Paulo
SANTOS, Marcelo Teixeira dos
Resumo: Este artigo apresenta uma introdução sobre o desenho industrial e seus benefícios no desenvolvimento de produtos que incluem o aumento atrativo do produto, a maior satisfação do cliente por características adicionais, a identidade forte da marca, diferenciação do produto e o processo de obtenção do produto. A principal missão do desenho industrial é projetar as características de um produto que às relaciona ao usuário: aparência e ergonomia. Além disso, a participação ativa do desenho industrial na equipe de desenvolvimento de produto pode ajudar a promover uma boa comunicação entre os grupos funcionais, traduzindo em produtos de maior qualidade e funcionalidade. A maioria dos produtos no mercado podem ser melhorados de algum modo, através de um bom desenho industrial, e todos os produtos que são utilizados, operados, ou visto por pessoas depende severamente do desenho industrial para seu sucesso comercial. Pensando nisto, um meio conveniente para avaliar a importância do desenho industrial para um produto particular é caracterizar a importância ao longo de dois parâmetros: ergonomia e aparência. O desenho industrial deve observar tanto o micro, quanto o macro-ambiente onde se insere o produto, ou seja, tanto o consumidor, a empresa, os fornecedores, os intermediários, os concorrentes, quanto à dimensão social e cultural, e um sentido mais amplo, e a ecologia, a economia, a tecnologia, a legislação e a política. Destaca-se assim, o papel determinante do desenho industrial na solução do produto como um todo e seu grande potencial estratégico, no contexto da competitividade de mercado e no desenvolvimento econômico, social dos indivíduos e sociedades. Portanto, o desenho industrial tem como função básica tornar os produtos comunicáveis, não somente em relação à sua aparência, mas também quanto aos usos e vantagens que possa apresentar, destacando-se, assim, o papel desempenhado pelo mesmo como interface entre as pessoas e os produtos.
Palavras-chave: Desenho industrial
Ergonomia
Necessidades do cliente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7548
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mauricio_de_oliveira_gondak2.pdf11.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.