EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7542
Tipo: Artigo
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO MÉDIO
Autor(es): SILVA, Marise Magalhães da
Resumo: O estágio supervisionado do Curso de Letras do Cesumar, dividiu-se em etapas detalhando todo o processo envolvido durante o mesmo, preparando os alunos para após o término da faculdade poderem exercer suas atividades de professores. Sabendo da responsabilidade e importância de formar profissionais qualificados e compromissados, tive todo o embasamento teórico preparando os futuros professores para posteriormente fazer as aulas práticas. Na prática os professores se depararam diante de situações reais do cotidiano que posteriormente terão que enfrentar em sala de aula, ensinando, assim, a Língua Portuguesa. Para que esse trabalho fosse realizado com sucesso, tive aulas teóricas com a supervisora de estágio, onde foram abordados alguns livros e também os PCNs da Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Simultaneamente, observei aula no ensino fundamental e depois ensino médio, totalizando 10 horas/aulas para cada etapa, em instituições de ensino privado e público, que eram determinadas pela orientadora de estágio supervisionado. Após essa etapa, tive um período de 36 horas/aulas para planer o conteúdo a ser ministrado em sala de aula. Esse conteúdo foi solicitado pela professora titular da sala onde fiz as observações. Realizamos então a regência, na qual foram cumpridas 10 horas/aulas. Cumpri conforme exigência do Curso de Letras a prática em sala de aula. Com estas experiências, pude perceber e participar da real situação do que é ser um professor de língua portuguesa, o profissional já sairá da faculdade sabendo como será seu trabalho, as dificuldades, facilidades e vantagens que encontrará neste campo. Assim, toda esta experiência com o contexto escolar nos deu ótima formação teórica para cumprirmos minha atividade como professora. Então, o futuro professor deve ser consciente que deverá ser um constante pesquisador, pois acompanhando os avanços da língua manterá seus alunos informados.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Estágio supervisionado
Futuros profissionais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7542
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marise_magalhaes_da_silva.pdf11.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.