EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7540
Tipo: Artigo
Título: HIDROCEFALIA CONCOMITANTE COM A SÍNDROME UVEODERMATOLÓGICA
Autor(es): BARROS, Mário Cesar Romio Brandão
BETTINI, Carlos Maia
ERNANDES, Fábio Carrilho
MICHELAZZO, Mariana de Mello Zanim
HEADLEY, Selwyn Arlington
Resumo: A uveodermatológica (conhecida como Vogt-koyanagi-Harada) é uma síndrome caracterizada por uveite granulomatosa associada à dermatite despigmentante em cães. A enfermidade é rara e a etiologia não está totalmente esclarecida. Os cães da raça Akita, Samoyeda e Husky Siberiano são mais freqüentemente acometidos. Em alguns casos, os cães acometidos podem apresentar manifestações neurológicas. Este relato descreve a ocorrência da síndrome uveodermatológica concomitante com a hidrocefalia em um cão. Um canino, Akita, macho, com cerca de quatro anos foi atendido ao Hospital Veterinário do Centro Universitário de Maringá. O animal apresentou melhorias intermitentes em resposta a medicamento, e foi sacrificado em função da severidade das lesões. A necropsia foi realizada logo após a morte; tecidos selecionados (encéfalo, pulmão, rim, pele, fígado) foram fixados em solução de formalina a 10% e submetida à avaliação histopatológica de rotina. Na necropsia, observou-se alopecia periocular, bilateral e simétrica com intensa secreção ocular purulenta bilateral e buftalmia do olho esquedo. Na região naso-maxilar, observaram-se alterações crostosas e ressecadas resultando em várias rachaduras nessa região. No hemisfério esquerdo do cérebro, observou-se acúmulo acentuado de líquido translúcido-viscoso logo abaixo da dura-máter. A avaliação histopatológica da pele da região naso-maxilar, revelou uma dermatite superficial, necrótica, multifocal acentuada com dermatite granulomatosa, principalmente nas partes mais profundas. Ainda, observaram-se focos intensos de infiltrado inflamatório, formado principalmente por macrófagos, no corpo ciliar e da coróide. As alterações observadas neste animal são consistentes com aquelas descritas na síndrome uveodermatológica dos cães. Neste caso, o cão provavelmente apresentou a hidrocefalia, de forma adquirida, a partir um de processo inflamatório primário, que resultou na obstrução do forame interventricular esquerdo.
Palavras-chave: Hidrocefalia
Uveodermatológica
Cão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7540
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mario_cesar_romio_brandao_barros.pdf12.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.