EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7537
Tipo: Artigo
Título: MAPA DE RISCO
Autor(es): BARBOSA, Mariane de Andrade Neves
MENEGHETTI, Eduardo
BULLA, Ligia Maria Crubelati
FERREIRA, Adriano Araujo
FERIANI, Diego Alves
Resumo: O mapa de risco é uma representação gráfica na área de produção de uma empresa, laboratório ou hospital, tendo como finalidade auxiliar na adoção de medidas preventivas ou corretivas de segurança, em que os trabalhadores estão expostos. Com base neste contexto, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a importância da existência dos mapas de risco nos estabelecimentos de saúde, bem como demonstrar a melhor forma de confeccionar e entender este dispositivo de segurança. Nas últimas décadas, devido ao não cumprimento das medidas de proteção, há um número crescente de casos de infecções hospitalares por parte dos próprios profissionais da saúde. Também aumentaram os perigos nos ambientes de trabalho, bem como a contaminação direta ou cruzada entre os enfermos, tornando-se necessário distinguir as áreas que oferecem risco não somente aos trabalhadores, mas também aos pacientes. Os riscos podem ser classificados como: químicos, biológicos, físicos ou biosanitarios, devendo ser tratados de acordo com sua especificidade. Para elaboração do mapa de risco é necessário a construção de uma planta baixa, croqui ou esboço do local a ser analisado. Os riscos, cores, traçados, círculos, apresentados no mapa de risco caracterizam tipo e gravidade no ambiente. Ao final, após a aprovação do mapeamento pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) da empresa, os funcionários são treinados sobre os risco inerentes a cada ambiente, e posteriormente o mapa é afixado nos locais analisados para que todos trabalhadores ou visitantes possam visualizá-lo.
Palavras-chave: Mapa de risco
Classificação dos riscos
Segurança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7537
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariane_de_andrade_neves_barbosa.pdf11.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.