EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7533
Tipo: Artigo
Título: CONFECÇÃO DE PRÓTESE TOTAL PELA TÉCNICA DA ZONA NEUTRA
Autor(es): TORMENA, Mariana
ALMILHATI, Hércules Jorge
BELOTI, Adriana Marcia
NISHIMORI, Lísia Emi
NEPPELENBROEK, Karin Hermana
Resumo: Tem sido relatado que a estabilidade e retenção de uma prótese total são mais dependentes da conformação da superfície externa e do posicionamento dos dentes artificiais dentro da zona neutra quanto maior for a reabsorção do rebordo. Conseqüentemente, em rebordos alveolares muito reabsorvidos, a reabilitação oral com próteses totais confeccionadas pela técnica da zona neutra é altamente recomendada. Além disso, a técnica da zona neutra vem sendo potencialmente utilizada em pacientes que apresentam deformidades orais decorrentes de tumores de cabeça e pescoço e traumas. Muitos desses pacientes relutam a receber tratamento reabilitador que envolva cirurgias como enxertos e colocação de implantes. Uma alternativa para a reabilitação oral nesses casos é a utilização de próteses removíveis, totais e parciais, pela técnica da zona neutra. Além da rapidez e facilidade de confecção, as próteses obtidas pela técnica da zona neutra promovem maior conforto e melhoram o controle neuromuscular dos pacientes. A indicação da técnica da zona neutra também abrange as próteses removíveis sobre implantes, sobretudo quando há interferências musculares nas próteses durante a função. Outras indicações dessa técnica envolvem os pacientes com dificuldades de adaptação às próteses convencionais e as diversas situações clínicas onde há comprometimento do espaço protético. Esse trabalho teve por objetivo descrever, por meio do relato de um caso clinico, as indicações, vantagens e desvantagens e procedimentos clínicos e laboratoriais referentes à confecção de próteses totais pela técnica da zona neutra.
Palavras-chave: Prótese total
Reabilitação oral
Zona neutra
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7533
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariana_tormena2.pdf11.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.