01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA DE SOFTWARE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7500
Tipo: Artigo
Título: Utilizando instrumentação na extração de métricas de aplicações JAVA em tempo de execução
Autor(es): HEMPEL, Gabriel Gaspar
Primeiro Orientador: ZAVADSKI, Arthur Cattaneo
metadata.dc.contributor.referee1: ZAVADSKI, Arthur Cattaneo
metadata.dc.contributor.referee2: JÚNIOR, Nelson Nunes Tenório
Resumo: As métricas de código são fundamentais no desenvolvimento de um projeto de software. A coesão e o acoplamento, são uma das principais métricas de código-fonte, a coesão é a medida que os elementos de um módulo trabalham em conjunto por um mesmo objetivo. O acoplamento, é a comunicação entre os módulos de um sistema. Outro fator de qualidade de software são os testes de software que são feitos para garantir a correta implementação de uma funcionalidade e com o intuito de encontrar bugs. Existem diversas ferramentas que executam os testes de software e calculam a cobertura do código. Este trabalho tem como objetivo investigar como é feita a cobertura de código a partir de uma ferramenta coverage e utilizar o mesmo conceito para calcular uma métrica de coesão a partir de um código Java que será analisado.
Abstract: Code metrics are fundamental in the development of a software project. Cohesion and coupling are one of the main metrics of source code, cohesion is the measure that the elements of a module work together for the same objective. Coupling is the communication between the modules of a system. Another factor of software quality is the software tests that are done to ensure the correct implementation of a feature and in order to find bugs. There are a number of tools that perform software testing and calculate code coverage. This work aims to investigate how code coverage is made from a coverage tool and use the same concept to calculate a cohesion metric from a Java code that will be analyzed.
Palavras-chave: Acoplamento
Cobertura de Testes
Coesão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: HEMPEL, Gabriel Gaspar. Utilizando instrumentação na extração de métricas de aplicações JAVA em tempo de execução. 31f. 2020. Unicesumar - Universidade Cesumar: Maringá 2020
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7500
Data do documento: 15-Fev-2021
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HEMPEL, GABRIEL GASPAR.pdf831.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.