EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7498
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DE TRANSTORNO DEPRESSIVO E ANSIEDADE EM PACIENTES OBESOS MÓRBIDOS SUBMETIDOS À CIRURGIA BARIÁTRICA
Autor(es): BAGATIN, Maria Cláudia
ROSSI, Robson Marcelo
PORCU, Mauro
Resumo: A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo, que não é classificada como um transtorno psiquiátrico. Quando o IMC encontra-se acima de 30 kg/m2 fala-se em obesidade. Quanto à gravidade, a OMS define obesidade grau I quando o IMC situa-se entre 30 e 34,9 kg/m2, obesidade grau II quando o IMC está entre 35 e 39,9 kg/m2 e obesidade grau III ou mórbida, quando o IMC ultrapassa 40kg/m2.Vários estudos têm demonstrado associação entre obesidade mórbida, transtornos psiquiátricos (como depressão e ansiedade), e cirurgia bariátrica. O objetivo deste artigo é avaliar a prevalência de Transtorno Depressivo e Ansiedade em pacientes obesos mórbidos submetidos à Cirurgia Bariátrica em diferentes períodos: pré-operatório, um mês de pós-operatório, três meses de pós-operatório e seis meses de pós-operatório. O estudo foi realizado com 50 pacientes obesos mórbidos submetidos à Cirurgia Bariátrica nos diferentes períodos já citados. Para a avaliação dos transtornos psiquiátricos foram utilizados o Inventário de Depressão de Beck (IDB) e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD). A amostra foi composta em sua maioria por indivíduos do sexo feminino (82%), casados (60%), com IMC pré-operatório entre 40 e 49,99kg/m2 (60%). Utilizando a HAD, as prevalências no período pré e pós-operatório (6o mês) foram respectivamente: quadros sugestivos de ansiedade – 40% e 14%; quadros sugestivos de depressão – 26% e 8%; com a utilização do IDB foram obtidas as seguintes prevalências no período pré e pós-operatório (6o mês) respectivamente para quadros de depressão: 18% e 4%. Foi observada alta prevalência de quadros sugestivos de ansiedade e depressão na população estudada no período pré-operatório, assim como redução significativa dessa prevalência nos períodos pós-operatórios. Devido à elevada prevalência de tais transtornos nesses pacientes, o acompanhamento psiquiátrico torna-se imprescindível no pré e pós-operatório.
Palavras-chave: Obesidade mórbida
Transtorno depressivo
Ansiedade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7498
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maria_claudia_bagatin.pdf11.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.