EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7494
Tipo: Artigo
Título: CARACTERÍSTICAS VOCAIS EM CANTORES DE IGREJA: CATÓLICOS TRADICIONAIS E CARISMÁTICOS
Autor(es): ROCCO, Margarete de Oliveira
Resumo: Na literatura sobre voz cantada têm-se observado uma preocupação em descrever as características vocais que diferenciam um gênero musical de outro (BEHLAU, 2004). Alguns estudos têm mostrado que existem diferenças entre o cantor de igreja e outros cantores (CAMPIOTTO, 1997). Considerando as diferentes intenções do canto religioso vimos nos questionar sobre as mesmas dentro da religião católica.(OBJETIVO) O presente estudo tem como enfoque, caracterizar as vozes de cantores da igreja católica, diferenciando os cantores tradicionais dos cantores carismáticos por meio de análise perceptivo-auditiva.(METODOLOGIA) Participarão deste estudo 50 indivíduos, do sexo feminino e do sexo masculino, entre 18 a 40 anos, sendo 25 músicos tradicionais e 25 músicos carismáticos. Os sujeitos serão solicitados a emitir a vogal sustentada “’é”, a fala encadeada com contagem de 1 a 20, e a música "Pelos Prados e Campinas" para que assim seja possível realizar a análise. Em seguida, a análise perceptivo-auditiva será realizada por um grupo de fonoaudiólogos treinados que terão em mãos um protocolo de avaliação das vozes contendo características vocais como: ressonância, pitch, loudness, articulação, pronúncia e respiração, as quais deverão ser classificadas segundo critérios estabelecidos. (RESULTADO) Com os resultados espera-se caracterizar o canto religioso tradicional e o canto religioso carismático, por meio de análise descritiva das características vocais predominantes. (CONCLUSÃO) Como observado nos diferentes gêneros musicais, espera-se observar características vocais peculiares em cada grupo avaliado, tornando possível a identificação dos mesmos por meio da voz cantada.
Palavras-chave: Voz
Cantor
Percepção auditiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7494
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
margarete_de_oliveira_rocco.pdf11.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.