EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7489
Tipo: Artigo
Título: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E MERCADOLÓGICO PARA INDÚSTRIA TEXTIL CABAR LTDA
Autor(es): MATOS, Marcos Antonio
Resumo: A indústria Textil Cabar Ltda é de uma tecelagem de tecidos planos tradicional no polo textil de Americana - Sp. Este trabalho tem por objetivo geral sua reestruturação produtiva e administrativa bem como o reposicionamento do seu produto no mercado. Justifica-se esta reestruturação face ao mercado atual de grande competitividade no segmento textil devido ao processo constante de atualização de equipamentos e metódos de trabalho, estas inovações tecnológicas propiciam ganhos de produtividade e de Know How para as empresas além do que um processo desta invergadura mexe com todo a estrutura do pessoal interno na empresa. A metodologia utilizada foi de levantamento "in loco" ( pesquisa investigativa ) das necessidades de atualização conceitual das práticas produtivas e administrativas antiquadas que estavam em operação. DENTRO DO PROCESSO PRODUTIVO Levantamento das falhas e modificação do sistema de armazenagem de estoques, optando pela filosofia JIT de redução de componentes relacionados como não críticos. Modificação de Lay-Out de entrada da matéria prima no processo reduzindo o percurso do material a ser transportado até a máquina de urdimento dos fio. Criação do sistema de acompahamento diário da produção pela adoção do cartão de produtividade ( kanbam ) Padronização das funções com a criação do programa " registre o que você faz" ojetivando a facilidade de treinar e capacitar futuros colaboradores nas mais difersas funções da tecelagem Criação do Painel dos avisos onde os supervisores e gerentes passariam a deixar por escrito as ordem e os assuntos mais significativos que fossem de interesse geral DENTRO DO PROCESSO MERCADOLÓGICO Adoção e fixação das cores que determinariam o " ser " da empresa Criação e distribuição de uniformes para os colaboradores Criação e registro de uma Logomarca definitiva Elaboração e implantação inicial do Plano de Marketing para o produto nesta nova fase da empresa Os resultados obtidos foram os mais significativos possíveis pois além de proporcionar uma nova concepção na gestão produtiva ainda colaborou infinitamente para a melhoria nas análises estratégicas de posicionamento do produto no mercado e redefinição de seu público alvo bem como nas relações interpessoais dentro da organização sem falar no benefício indireto da melhoria do clima organizacional.
Palavras-chave: Reorganização
Marketing
Produção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7489
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcos_antonio_matos.pdf12.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.