EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7485
Tipo: Artigo
Título: A ORIGEM E A ATUALIDADE DO DIREITO CONCORRENCIAL NO BRASIL
Autor(es): GUTERRES, Marcio
NAKAHATA, Elise Yoshiko
Resumo: O instituto da concorrência surgiu no Brasil com um legislação especifica com a Lei 4.137 de 1962. No entanto, a origem do direito da concorrência remonta a década de 1930, o Decreto-lei no 869 de 1938 é considera por alguns como sendo um embrião das leis de defesa da concorrência no Brasil. Outra importante previsão que constribuiu decisivamente para o surgimento de uma legislação própria para o direito da concorrência foi a previsão feita na constituição de 1946 a qual prêvia em seu Art. 148 que: " A lei reprimirá toda e qualquer forma de abuso do poder econômico, inclusive as uniões e agrupamentos de empresas individuais ou sociais, seja qual for a sua natureza, que tenham por fim dominar os mercados nacionais, eliminar a concorrência e aumentar arbitrariamente os lucros". Na atualidade o direito da concorrência é regulamentado pela lei 8.884/94, também conhecida como lei antitruste. Esta lei dispõe sobre a prevenção e repressão as infrações contra a ordem econômica. A referida lei estimula, incentiva a livre concorrência, fator essencial para o equilibrio da ordem econômica, reprimindo toda e qualquer prática que possa eliminá-la ou impedi-la, tanto que dispõe no seu Art.54 que " Os atos, sob qualquer forma manifestados, que possam limitar ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrência, ou resultar na dominação de mercados relevantes de bens e serviços, deverão se submetidos á apreciação do CADE". O objetivo deste trabalho é fazer um estudo da evolução histórica do direito da concorrência, como ele se originou e evoluiu no Brasil e como ele esta sendo aplicado na atualidade e ainda qual a sua perspectiva para o futuro.
Palavras-chave: Direito concorrencial
Lei antitruste
Origem e evolução
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7485
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcio_guterres3.pdf11.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.