EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7482
Tipo: Artigo
Título: INVESTIGANDO A RECUPERAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS VIA WEB USANDO OS PRODUTOS ORACLE
Autor(es): PIMENTEL, Márcia Regina da Silva
CIFERRI, Ricardo Rodrigues
GATTO, Sandro Danilo
Resumo: No atual estágio de desenvolvimento da Internet, a tecnologia permite uma distribuição de informações muito mais interativa e dinâmica do que há alguns anos. Com relação aos dados espaciais, a Internet se apresenta como uma forma de acesso eficiente à informação, porém, o gerenciamento de tais dados é muito mais complexo do que o gerenciamento feito para dados convencionais. As características particulares dos dados espaciais são as razões pelas quais se faz necessário estudos sobre o comportamento, a forma de armazenamento e a recuperação desses dados. Este trabalho visa investigar o comportamento de dados espaciais na World-Wide Web quanto à forma de armazenamento, a recuperação e a visualização desses dados. Para tanto, foi utilizado o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Oracle com o seu módulo para suporte a dados espaciais. Para que houvesse a visualização dos dados espaciais na web foi utilizado o programa MapServer, software de código aberto que permite a visualização de dados espaciais na World-Wide Web. Os resultados obtidos nos permitiram concluir que o MapServer é um programa de fácil uso e bastante difundido entre os usuários de SGBD espaciais, trata os dados espaciais de forma simples. O SGBD Oracle, por sua vez, é uma excelente ferramenta para tratar dados espaciais, pois os dados espaciais são tratados da mesma forma que os dados convencionais, para a visualização dos dados foram criados operadores e funções espaciais, porém a visualização desses dados é deficiente por se restringir à linguagem SQL. Com relação à indexação, o SGBD Oracle permite usar os tipos de indexação R-tree e a Quad-tree, além de permitir a reconstrução de índices.
Palavras-chave: Banco de dados espaciais
Sistema gerenciador de banco d
Mapserver
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7482
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcia_regina_da_silva_pimentel.pdf11.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.