EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7468
Tipo: Artigo
Título: TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO
Autor(es): ROSA, Maíra De Angelis Garcia
SHULTZ, Fernanda Maria
SILVA, Flavia Carolina da
BERTOCCO, Nathália Dias
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
Resumo: O presente trabalho é um estudo sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), sendo classificado como Transtorno de ansiedade e abrange principalmente indivíduos no final da adolescência, mas podendo ter início na infância. O Transtorno Obsessivo Compulsivo é uma doença mental grave, que tem como principais sintomas as compulsões e rituais. Estes são atos mentais repetitivos e voluntários, emitidos em resposta à regras que devem ser seguidas rigidamente. Na maioria das vezes não apresentam conexões realistas com o que o indivíduo deseja prevenir. Dentre as compulsões mais comuns destacam-se a de lavagem e limpeza, repetições ou confirmações, verificações e controle, entre outras. Os sintomas portanto, envolvem alterações do comportamento, do pensamento e das emoções no portador de TOC. Os portadores do TOC sentem medo freqüentemente e, como conseqüência disto, evitam situações que lhe causem este desconforto. O tratamento indicado é a psicoterapia comportamental, que apresenta maior eficácia quando associada aos medicamentos psicofármacos. Segundo pesquisas mais atuais, o TOC vem sendo relacionado à baixa de serotonina no Sistema Nervoso Central. Diante desta alteração neuroquímica, propõe-se o uso de anti-depressivos como medicamento principal. Embora em alguns casos os ansiolíticos também se mostram eficazes. O objetivo deste trabalho tem como foco, verificar qual tipo de medicamento psicofármaco mostra-se mais eficaz no tratamento dessa patologia. A metodologia utilizada até o presente momento teve como embasamento a realização de pesquisas bibliográficas, periódicos e revistas científicas. Observou-se que o medicamento anti-depressivo tricíclico mostra-se mais eficaz no tratamento de indivíduos portadores de TOC, uma vez que inibem a bomba de recaptação de serotonina e noradrenalina. Este mecanismo compensa a baixa do neurotransmissor de serotonina e o paciente tem melhora clínica. Conclui-se que com o tratamento adequado, os sintomas tendem a ser amenizados, porém não desaparecem completamente e persistem durante toda a vida.
Palavras-chave: Transtorno obsessivo compulsivo
Psicofármacos
Serotonina
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7468
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maira_de_angelis_garcia_rosa.pdf12.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.