EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7459
Tipo: Artigo
Título: SEXUALIDADE, CORPO E ADOLESCÊNCIA: UM OLHAR PARA AS RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A PSICANÁLISE DE WILHELM REICH
Autor(es): LACAR, Lucinéia Cortez
MATA, Vilson Aparecido da
Resumo: A adolescência é uma fase transitória de grandes mudanças no desenvolvimento humano e de vital importância. Trata-se de um período de conturbada relação com o mundo e com as pessoas. Com isso, este trabalho tem a finalidade de estudar a fase da adolescência e a relação desta fase com a atividade física, trabalhando as diversas formas de movimento com o corpo humano considerando seus benefícios. Esse estudo, de caráter bibliográfico, objetivou-se analisar os temas da sexualidade e do moralismo com a finalidade de apontar indicativos de apoio ao adolescente e seus dilemas sociais. O estudo contribui também com análises sobre a compreensão do desenvolvimento emocional utilizando os conhecimentos da Educação Física, pois esta pode consubstanciar tais análises através de seu objeto de estudo – o movimento humano – que estuda e trabalha os movimentos corporais, no processo de maturação que só se completa com as experiências adquiridas no decorrer da vida até que chegue a fase adulta. Foram utilizadas para estudos as obras de Wilhelm Reich, e autores que o comentam, propondo um entendimento da sexualidade de forma natural condenando o moralismo social. Neste sentido, concluiu-se que este estudo contribui com a área da Educação Física e seus trabalhos junto aos adolescentes de forma geral, respeitando suas individualidades e limitações.
Palavras-chave: Educação física
Sexualidade
Adolescência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7459
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucineia_cortez_lacar.pdf11.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.