EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7453
Tipo: Artigo
Título: RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ADOLESCÊNCIA
Autor(es): MERLINO, Lúcia Elena Pietrângelo
Resumo: Este trabalho apresenta uma discussão sobre relações interpessoais entre pares de adolescentes, trazendo contribuições teóricas que tambem nortearam algumas observações que foram feitas desses jovens. O período da adolescência é bastante marcado na vida das pessoas, é uma fase onde as relações entre pares assumem um papel cada vez mais importante. É também o momento onde o adolescente afasta-se da família para uma boa parte de seu envolvimento social. Harry Stack Sullivan, considera que a personalidade consiste principalmente no comportamento interpessoal. Ele enfatiza que o indivíduo não pode existir à margem de suas relações com outras pessoas. Em sua teoria quanto ao desenvolvimento das relações entre pares durante a adolescência, ressalta que a pré-adolescência caracteriza-se pela necessidade de intimidade, especialmente a intimidade de um tipo isofílico. Numa época em que as mudanças corporais e as primeiras pulsões sexuais desafiam a estabilidade da identidade do indivíduo e da imagem que tem de si mesmo, os jovens adolescentes ajudam-se mutuamente a enfrentar essas mudanças através da permuta íntima de experiências. Afirma ainda que um certo numero de semelhanças fornece a base para o estabelecimento de amizades, como a idade e o sexo. Viver no mesmo bairro ou no mesmo edifício de apartamentos também fornecem uma base significativa para as amizades. A observação e a análise do comportamento de adolescentes que possuem entre si uma relação isofilica revelou que realmente acontece na relação diária desses adolescentes o que Sullivan relata em sua teoria.
Palavras-chave: Relação
Adolescestes
Comportamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7453
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucia_elena_pietrangelo_merlino.pdf11.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.