EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7450
Tipo: Artigo
Título: PROPOSTA DE UM AMBIENTE DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(es): MOGARI, Lucas Keiti
LAZILHA, Fabrício Ricardo
Resumo: Um sistema de gerência de aprendizagem é uma ferramenta para gerenciar, acompanhar e avaliar a aprendizagem do aluno em um Ambiente Virtual de Ensino (AVE). Um AVE pode ser usado em treinamentos, educação contínua, certificações, atividades extras, entre outras aplicações. O objetivo principal deste projeto é desenvolver um sistema de apoio aos AVE’s que seja de fácil e simples utilização e que tenha as principais funcionalidades de um AVE, tais como: mural de recados, fórum, chat e download de arquivos. Outro ponto forte do projeto é que o professor tenha acesso a funcionalidades gerenciais como por exemplo, se seus alunos estão participando do ambiente. Pretende-se também que se torne um sistema Open Source, para que qualquer pessoa possa utilizá-lo e também ajudar no seu desenvolvimento estendendo as funcionalidades. Para o desenvolvimento deste sistema, inicialmente foi realizada uma avaliação de alguns AVE’s Open Source(código livre) existentes para identificar as principais funcionalidades de um AVE. Dessa forma, foi possível identificar as funcionalidades e recursos que o sistema proposto deverá possuir. Em paralelo foi feito um estudo sobre as tecnologias possíveis de serem trabalhadas, que resultou na escolha de se usar a linguagem PHP 5 e o banco de dados MySQL 4.1. Para a interface está sendo utilizado a tecnologia CSS (Cascading Style Sheets), que possibilita mudar o design das páginas de forma simples, além facilitar o acesso ao seu conteúdo de forma mais rápida. Atualmente, o trabalho está na fase de implementação, uma vez que a avaliação dos AVE’s existentes já foi feita e os requisitos do projeto proposto já foram estabelecidos. Os cadastros já foram implementados e já foi possível avaliar questões como acessibilidade e navegação. Os demais módulos e funcionalidades estão em desenvolvimento, de acordo com o cronograma estabelecido para o projeto.
Palavras-chave: Ensino a distância
Ambiente virtual de ensino
Internet
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7450
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucas_keiti_mogari.pdf11.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.