EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7444
Tipo: Artigo
Título: PRÓTESE TOTAL IMEDIATA: UMA REABILITAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL
Autor(es): NISHIMORI, Lísia Emi
TORMENA, MARIANA
NEPPELENBROEK, Karin
BELOTI, Adriana Marcia
ALMILHATTI, Hercules Jorge
Resumo: Prótese total imediata pode ser definida como sendo a prótese confeccionada para restabelecer a dentição e estruturas da maxila e/ou mandíbula perdida e instalada imediatamente após a extração dos remanescentes dentários. Embora as próteses imediatas ofereçam a vantagem de restabelecer o paciente no mesmo dia, elas precisam ser reajustadas nos meses subseqüentes após a sua instalação. A razão para isto é que o osso no qual os dentes estavam inseridos sofre uma mudança após a cicatrização, fazendo com que a prótese fique sem estabilidade. Tais aparelhos desempenham importante função na reabilitação biológica pois, além de devolver a função mastigatória, estética e fonética ao paciente, controlam ainda no momento de sua instalação, possíveis hemorragias, traumas às feridas cirúrgicas e infecções. Psicologicamente devolve a auto-estima, pois a estética nos dias de hoje apresenta-se diretamente relacionada ao fator socioeconômico, saúde e jovialidade, além deste aspecto a prótese imediata possibilita uma transição menos agressiva da condição de dentado natural para a artificial e permite ao paciente a continuidade de suas atividades sociais e econômicas. O paciente a receber uma prótese imediata necessita de alguns pré requisitos como: estabilidade de mordida (oclusão) e osso em volume e qualidade apropriada. Assim, este estudo teve como objetivo, descrever por meio de um caso clínico, a técnica de confecção de uma prótese total imediata, reabilitando o paciente de forma integral, ou seja, biológica, psicológica e socialmente.
Palavras-chave: Prótese
Dentição
Estrutura da maxila
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7444
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lisia_emi_nishimori3.pdf11.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.