EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7440
Tipo: Artigo
Título: INVESTIGANDO A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP), DE 1985 A 2003
Autor(es): MEN, Liliana
BEZERRA, Claudiceia
NEVES, Fatima Maria
RODRIGUES, Elaine
Resumo: O objetivo desta apresentação é expor o desenvolvimento do trabalho de Iniciação Científica, desenvolvido no Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá, no período de 08/2004 a 07/2005. O referido trabalho de Iniciação Cientifica, Identificação, seleção e análise da produção historiográfica sobre campo disciplinar da História da Educação na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), (Processo no14132/2004) fomenta o primeiro eixo do Projeto de estudos e de pesquisas sobre a HISTÓRIA DOS CAMPOS DISCIPLINARES: investigações em torno da pesquisa e do ensino em História da Educação e Psicologia da Educação, no curso de Pedagogia da UEM (1973/2003), (Processo No. 1848/2004), cadastrado no CNPq, como GEPECADIS. O objetivo do projeto de Iniciação Científica foi o de eleger e o de analisar os artigos que tinham como tema à construção do campo disciplinar de História da Educação, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), no período de 1985 a 2003. A metodologia utilizada foi a de identificar os exemplares da RBEP nas bibliotecas e na internet. A partir deste rastreamento, selecionou-se, ficharam-se e analisaram-se 30 artigos que apresentavam em seus títulos referencias à História da Educação. Em termos quantitativos obteve-se 3 artigos. Um dos resultados obtidos provoca estranheza porque os 3 artigos selecionados se aproximam da temática em investigação, mas não tratam especificamente dela, ou seja, da construção do campo disciplinar da História da Educação brasileira.Contrariando, portanto, a hipótese inicial da pesquisa de encontrar material substancioso sobre o tema. Esta ausência promoveu, inicialmente, uma insatisfação intelectual. Todavia, ao término da investigação, concluiu-se que o dado: a ausência de estudos na RBEP, sobre a construção do campo disciplinar da História da Educação, pode ser considerada um novo indicador para a formulação de outros problemas, de outras indagações que destacam a importância da imprensa periódica educacional brasileira na formação e na construção dos discursos temáticos e dos objetos de estudos, no campo da educação.
Palavras-chave: História da educação
Campos disciplinares
Revista brasileira de estudos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7440
Data do documento: 19-Out-2005
Aparece nas coleções:IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
liliana_men.pdf11.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.