Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7440
Tipo: | Artigo |
Título: | INVESTIGANDO A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP), DE 1985 A 2003 |
Autor(es): | MEN, Liliana BEZERRA, Claudiceia NEVES, Fatima Maria RODRIGUES, Elaine |
Resumo: | O objetivo desta apresentação é expor o desenvolvimento do trabalho de Iniciação Científica, desenvolvido no Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá, no período de 08/2004 a 07/2005. O referido trabalho de Iniciação Cientifica, Identificação, seleção e análise da produção historiográfica sobre campo disciplinar da História da Educação na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), (Processo no14132/2004) fomenta o primeiro eixo do Projeto de estudos e de pesquisas sobre a HISTÓRIA DOS CAMPOS DISCIPLINARES: investigações em torno da pesquisa e do ensino em História da Educação e Psicologia da Educação, no curso de Pedagogia da UEM (1973/2003), (Processo No. 1848/2004), cadastrado no CNPq, como GEPECADIS. O objetivo do projeto de Iniciação Científica foi o de eleger e o de analisar os artigos que tinham como tema à construção do campo disciplinar de História da Educação, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), no período de 1985 a 2003. A metodologia utilizada foi a de identificar os exemplares da RBEP nas bibliotecas e na internet. A partir deste rastreamento, selecionou-se, ficharam-se e analisaram-se 30 artigos que apresentavam em seus títulos referencias à História da Educação. Em termos quantitativos obteve-se 3 artigos. Um dos resultados obtidos provoca estranheza porque os 3 artigos selecionados se aproximam da temática em investigação, mas não tratam especificamente dela, ou seja, da construção do campo disciplinar da História da Educação brasileira.Contrariando, portanto, a hipótese inicial da pesquisa de encontrar material substancioso sobre o tema. Esta ausência promoveu, inicialmente, uma insatisfação intelectual. Todavia, ao término da investigação, concluiu-se que o dado: a ausência de estudos na RBEP, sobre a construção do campo disciplinar da História da Educação, pode ser considerada um novo indicador para a formulação de outros problemas, de outras indagações que destacam a importância da imprensa periódica educacional brasileira na formação e na construção dos discursos temáticos e dos objetos de estudos, no campo da educação. |
Palavras-chave: | História da educação Campos disciplinares Revista brasileira de estudos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7440 |
Data do documento: | 19-Out-2005 |
Aparece nas coleções: | IV EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (19 a 22 de Outubro de 2005) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
liliana_men.pdf | 11.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.